Memórias, Momentos e Músicas – Pink Floyd

* por Paulo Fernandes para rockontro.org

Pink Floyd 1970s

SUMMER ‘68 – PINK FLOYD

Na primeira metade da década de 70, eu era apenas um pré-adolescente tímido –  que gostava de música, literatura e cinema – e minha consciência crítica e política ainda não havia despertado. Isto posto, confesso que eu assistia ao Jornal Nacional da TV Globo. Diziam que a gente precisava se manter informado, mas, hoje sabemos, o JN era o “Diário Oficial” da ditadura militar.

DSC02185

Nós pensávamos que com uma versão do LP em quadrafônico – o selinho SQ no canto superior direito – teríamos um som melhor ouvindo em aparelho estereofônico. kkkkk

As notícias narradas pela voz empostada, e as expressões graves, de Cid Moreira me empolgavam muito pouco. O que realmente me interessava era o que vinha antes do telejornal começar, e por vezes durante os seus intervalos, que era a propaganda do falecido Banco Nacional – do líder civil do Golpe de 1964, Magalhães Pinto – patrocinador do JN.

A música do comercial do Banco Nacional era, simplesmente, a fantástica Summer ’68 do Pink Floyd. Composta e cantada pelo tecladista Rick Wright, esta música tem uma pegada sinfônica maravilhosa e uma harmonização vocal de tirar o fôlego. Aquilo era glória, Pink Floyd em rede nacional!

Gilmour, Mason, Waters, Wright, familiares e amigos na praia

Gilmour, Mason, Waters, Wright, familiares e amigos na praia

A grande ironia dessa história é que a letra da música trata de amor livre e é situada no ano de 1968, período de revoltas estudantis em todo mundo que clamavam por mais liberdade. Uma música de espírito e corpo livres foi trilha sonora de instituições que estavam – e no caso da Globo ainda está – do “lado escuro da força” e apoiavam exatamente a repressão à liberdade.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS