
Laura Jabur
Encontros virtuais debatem o futuro através do olhar de personalidades das mais variadas áreas e experiências
Horizontes brasileiros é o assunto e foco dos próximos encontros do novo ciclo do #mirantedaCasa, programa de lives do Educativo da Casa de Cultura do Parque. A partir do dia 17, pessoas convidadas de diversas experiências e áreas, como filosofia, música, educação e pensamento ameríndio, apontam e debatem o que será do futuro.
Com mediação de Gabriel Campos, os encontros serão pautados pelo tema de modo transversal, a partir das ideais e da sensibilidade de cada participante. “Para se compreender e apreender a sociedade é preciso identificar os interesses e as forças implicadas no tabuleiro. São várias pessoas que pensam e realizam um Brasil, e as ideias serão debatidas nesse ciclo do mirante”, pontua Gabriel.
Ao todo, serão oito lives inéditas, transmitidas às quintas-feiras, através das redes sociais da Casa. Os participantes são: Paulo Arantes, Juliana Borges, Paulo Lins e Marçal Aquino, Dandara Pagú, Itamar Vieira Júnior, Beth Beli, Heloísa Starling e Anderson Suruí e Júlia Yawanawá.
No próximo dia 17, o filósofo Paulo Arantes participa da conversa de estreia do Horizontes Brasileiros. Para o encontro, o pensador propõe a seguinte reflexão: “afinal, de qual horizonte falamos?”. A live acontece às 17h, no site e YouTube da Casa de Cultura do Parque.
Confira a programação completa de lives:
Quinta-feira, 17 de junho, às 17h
Live com o filósofo e pensador Paulo Arantes
Via Youtube e Facebook /casadeculturadoparque
Quinta-feira, 1 de julho, às 19h
Live com a escritora Juliana Borges, autora de “Encarceramento em massa”
Via Instagram @casadeculturadoparque
Quinta-feira, 15 de julho, às 19h
Live com o jornalista, escritor e roteirista Marçal Aquino e o escritor Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”
Via Youtube e Facebook /casadeculturadoparque
Quinta-feira, 29 de julho, às 19h
Live com a produtora cultural e idealizadora do Bloco feminista Vacas Profanas Dandara Pagu
Via Instagram @casadeculturadoparque
Quinta-feira, 5 de agosto, às 19h
Live com o escritor Itamar Vieira, autor de “Torto Arado”.
Via Instagram @casadeculturadoparque
Quinta-feira, 19 de agosto, às 19h, via
Live com a Percussionista e compositora Beth Beli
Via Instagram @casadeculturadoparque
Quinta-feira, 2 de setembro, às 19h
Live com a historiadora, professora e coordenadora do Projeto República da UFMG Heloisa Starling
Via Instagram @casadeculturadoparque
Quinta-feira, 16 de setembro, às 19h
Live com os líderes indígenas Anderson Suruí e Júlia Yawanawá
Via Youtube e Facebook /casadeculturadoparque
Sobre Paulo Arantes
Paulo Eduardo Arantes nasceu em São Paulo, em 1942. Chegou a cursar Física na USP ao mesmo tempo em que se dedicava ao movimento estudantil. Em meados dos anos 60, estudou Filosofia na FFLCH-USP e teve aulas com Bento Prado Jr., Ruy Fausto e José Arthur Giannotti. Após Doutorado pela Universidade de Paris IV, foi professor no Departamento de Filosofia na Universidade de São Paulo e dirigiu a Revista Discurso entre 1976 e 1991. Publicou, entre vários títulos de destaque, “Hegel: a ordem do tempo” (1981), “Um departamento francês de ultramar: estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana” (1994), “Ressentimento da Dialética. Dialética e experiência intelectual em Hegel. Antigos estudos sobre o ABC da miséria alemã” (1996). Seus mais recentes livros são “O novo tempo do mundo e outros estudos sobre a era da emergência” (2014), “Formação e Desconstrução: uma visita ao Museu da Ideologia Francesa” (2021).
Sobre o #MirantedaCasa
Programa do Educativo da Casa de Cultura do Parque, o #MirantedaCasa convida personalidades da cena contemporânea para debater assuntos que instigam a pensar o novo na História e na Cultura. Mediado por Gabriel Campos, a conversa é pontuada por leituras de trechos literários que precedem às perguntas, são provocações poéticas que caracterizam o programa. É um lugar de escuta, que estimula o debate, exercita e excita a memória, buscando alternativas para sair do lugar-comum olhando para o futuro. O saber é faísca e pólvora.
Sobre a Casa de Cultura do Parque
A Casa de Cultura do Parque, localizada em frente ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, é um espaço plural que busca estimular reflexões sobre a agenda contemporânea, promovendo uma gama de atividades culturais e educativas que incluem exposições de arte, shows, palestras, cursos e oficinas.
A Casa de Cultura do Parque tem como parceiro institucional o Instituto de Cultura Contemporânea – ICCo, uma oSCIP sem fins lucrativos. As duas iniciativas, de natureza socioeducativa, compartilham a mesma missão de ampliar a compreensão e a apreciação da arte e do conhecimento.
Serviço
Horizontes brasileiros
Quando: a partir de 17 de junho
Onde: Instagram , Facebook e YouTube da Casa de Cultura do Parque