Patricia Finotti

Bastidores – Assessoria de Comunicação

Ação lúdica teve como objetivo conscientizar os profissionais sobre a importância da cultura de segurança do paciente

 

Um dos objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente é promover ações voltadas à segurança do paciente e a integração das diferentes áreas que trabalham com riscos na instituição. No intuito de disseminar a cultura de segurança do paciente entre os colaboradores do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), na tarde de segunda-feira (26/06), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com apoio de outros setores da unidade, promoveu uma ação lúdica, com temática junina.

O Arraiá do NSP também alertou para a questão da notificação, pois ela é de fundamental importância para se estabelecer novas estratégias de trabalho.  Partindo da frase: “Você só pode mudar aquilo que você conhece”, a enfermeira do NSP, Brenda Castilho, por meio da pescaria – brincadeira utilizada nas festas juninas, realizou um jogo de perguntas e respostas, relacionadas à questão de segurança do paciente. Quem acertasse a pergunta ganhava um brinde.

“Que momento bacana, festivo! Muito bom estar aqui”, disse o colaborador José Dilberto Correia. “Muito legal, descontraído. Amei a pescaria com perguntas relacionadas a Segurança do paciente. Foi uma forma divertida de aprender um pouco mais”, avaliou a enfermeira  Kássia Oliveira.

Correio de elogios

Além de informação, conhecimento, música, dança, comida típica, os colaboradores puderam escrever o famoso correio elegante, que são bilhetinhos com mensagens de elogios e agradecimentos, para os colegas de trabalho. As enfermeiras Carla da Silva, Winny Alcovias e Paula Mota foram as que mais enviaram bilhetes. “A vantagem de ter uma equipe grande e fazer tantos elogios, significa que a equipe está coesa e em constante evolução. Tenho uma equipe dedicada e de excelência”, afirmou a coordenadora de enfermagem do setor de Internação, Winny.

Este é o segundo ano consecutivo que os colaboradores utilizam o correio elegante de elogios e tem uma repercussão positiva na unidade. “Não existe motivação melhor do que essa demonstração de carinho. Ser recém-chegado na unidade e receber tantos elogios é super gratificante”, frisou o gerente de enfermagem Renato Graciano, que faz parte do quadro de colaboradores há apenas quatro meses e recebeu 10 correios elegantes.

“Através do lúdico buscamos aumentar a participação dos profissionais. Conscientizando sobre a importância da notificação, que é peça-chave para o controle, redução e prevenção de doenças e agravos e também estimulamos a pesquisa de cultura da segurança do paciente”, destacou a enfermeira do NSP Brenda Castilho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.