Patricia Finotti

(crédito: divulgação Icumam Lab)

Mayara Vila Boa

 

Ao todo são 9 projetos audiovisuais que participarão do laboratório em sua oitava edição e receberão consultorias de renomados profissionais do mercado audiovisual. O Icumam Cultural divulga a lista dos projetos selecionados para o 8º Icumam Lab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste

 

O Icumam Cultural divulga a lista dos projetos selecionados para o 8º Icumam Lab – Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste. Foram selecionados 9 projetos da região Centro-Oeste, sendo 3 projetos de longas-metragens de ficção: Famigerada (GO), Divino (DF) e Uma Fresta (GO); 3 projetos de séries de TV de ficção: Luzes no céu (GO), Senhor dos afogados (MT) e Perícia psicológica (DF); e 3 projetos de documentários de longa-metragem: Antropólogo Aprendiz (MT), El-mar (DF) e É só amor (DF); que receberão consultorias individuais e coletivas de profissionais qualificados e renomados no mercado audiovisual, reconhecidos nacionalmente e internacionalmente.

A Comissão de Seleção foi composta pela cineasta, produtora e curadora, Flavia Candida; pelo professor e pesquisador Rafael de Almeida; e pela roteirista, documentarista e pesquisadora documental, Luana Rocha. Os projetos selecionados foram escolhidos a partir da qualidade técnica e artística, da factibilidade e da viabilidade de produção, além do potencial e da originalidade da proposta. O estágio de desenvolvimento e a qualidade dos materiais apresentados também foram considerados.

Nesta edição foram recebidas 60 candidaturas para o Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. Foram inscritos 35 projetos do Distrito Federal, 15 de Goiás, 6 do Mato Grosso e 4 do Mato Grosso do Sul. Foram 50 projetos de longas-metragens (37 ficções e 13 documentários) e 10 séries de TV (7 ficções e 3 documentários).

Foram selecionados 4 projetos do Distrito Federal, 3 de Goiás e 2 do Mato Grosso. O laboratório acontecerá no seu formato de imersão na Pousada Monjolo, Nerópolis-GO, entre os dias 5 a 12 de maio de 2024.

“Investir na produção, preparação e formação de novos talentos colabora para o objetivo do Icumam de promover o desenvolvimento cultural e das comunicações. Por isso, durante o laboratório, os participantes terão acesso a um acompanhamento e análise cuidadosos para seus projetos nas diversas etapas, desde o planejamento de filmagens, passando pela concepção de direção, intenções de comercialização e distribuição, até a preparação para a venda do projeto”, diz Maria Abdalla, criadora e diretora do 8º Icumam Lab.

Desde sua criação, em 2013, foram 69 projetos contemplados, mais de 28 estão em diferentes etapas de produção e finalização, e alguns já foram distribuídos e exibidos no circuito de festivais e comerciais; com participação de 123 diretores e produtores, 30 tutores, 20 palestrantes, 15 integrantes de comissão de seleção, 18 palestras e mais de 2.329 inscritos em palestras até a última edição.

Os projetos serão acompanhados pela equipe de tutores formada por Fernanda De Capua (roteirista, diretora e produtora audiovisual), Letícia Simões (roteirista e diretora), Maíra Bühler (diretora e roteirista), Maíra Oliveira (roteirista e diretora), Mylena Mandolesi (produtora), Rafael Sampaio (produtor) e Rodrigo Letier (produtor). A coordenação pedagógica é de Fernanda De Capua e Rafael Sampaio.

Com essa trajetória e resultados dos últimos anos, o Icumam Lab segue trilhando um caminho na busca da construção de pontes para as obras audiovisuais do Centro-Oeste, em direção ao mercado nacional e internacional.

O 8º Icumam Lab é um projeto realizado pelo Icumam Cultural com apoio financeiro do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Patrocínio Rodonaves Transportes, conta com o Apoio Cultural do BrLab, Projeto Paradiso, Mistika, Dot Cine e Vermelho Filmes; apoio da Pousada Monjolo e Sebrae-GO. Este projeto é realizado com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

 

LISTA DOS 9 PROJETOS SELECIONADOS DO CENTRO-OESTE

 

LONGAS-METRAGENS DE FICÇÃO

Famigerada (GO): Diretor: Gabriel Newton e Produtora: Nivea Neri Neves

Divino (DF): Diretor: João Campos e Produtora: Ana Paula Rabelo

Uma fresta (GO): Diretor: Erico Rassi e Produtora: Cristiane Miotto

 

Suplentes

Deus lhe guarde (DF): Diretora: Bethania Maia e Produtora: Juliana Melo

Fitas de rua (DF): Diretor: Cassio Oliveira e Produtora: Camila Machado

 

SÉRIE DE TV DE FICÇÃO

Luzes no céu (GO): Diretor: Robney Bruno e Produtora: Cris Bispo

Senhor dos afogados (MT): Diretor: Duflair Magri Barradas e Produtora: Gisela Magri Barradas

Perícia Psicológica (DF): Diretora: Cibele Amaral e Produtor: Patrick de Jongh

 

Suplentes

A menina no mundo do brócolis (DF): Diretora: Caroline Lucena e Produtora: Izabela Brettas

24 K (GO): Diretor: Pedro Florindo e Produtora: Sildênia Santos

 

DOCUMENTÁRIOS

LONGAS-METRAGENS

Não foi selecionado documentário de série nesta edição.

Antropólogo Aprendiz (MT): Diretor: Takumã Kuikuro e Produtores: Vitor Campanário e Nadja Dulci

El-mar (DF): Diretora: Lila Foster e Produtora: Heloisa Schons

É só amor (DF): Diretor: Marcelo Díaz e Produtora: Mariana Alves

 

Suplentes

Longa-metragem de documentário

A Sapateira (DF): Diretora: Carina Bini e Produtora: Vanessa Medrado

Série de TV de documentário

Meta Ciência (GO): Diretor: Wertem Nunes e Produtora: Kecia Garcia Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.