
Karina Almeida
A partir de 8 de agosto, na sala Mestre Maranhão, na Galeria Olido.
Neste ano de 2022, para comemorar o centenário da SEMANA DE ARTE MODERNA, o Centro de Memória do Circo inaugura exposição “Piolin, o Palhaço Modernista” com a exibição dos trajes de Piolin, acompanhados de material iconográfico, textual, áudio e audiovisual. O projeto expográfico é de Pedro Mendes da Rocha e a curadoria de Verônica Tamaoki (coordenadora do Centro de Memória do Circo) em colaboração com a equipe do Centro de Memória do Circo, do SOU DE CIRCO – Programa de Formação e Experimentação em Museologia, Pesquisa e História do Circo, voltado para jovens circenses e ancorado no acervo do Centro de Memória do Circo, e com direção de produção de Roberta Castro.
Trata-se da exposição dos figurinos originais (2 conjuntos, em espécie de rodízio) do palhaço Piolin (Abelardo Pinto Piolin 1897/1973), que, em 1972, foram doados pelo próprio palhaço ao MASP, durante os festejos do cinquentenário da Semana de Arte Moderna, em 1972, quando o casal LIna Bo e Pietro Maria Bardi instalaram o Circo Piolin no Belvedere do MASP. Posteriormente, em 2015, o acervo foi transferido para o Centro de Memória do Circo – CMC, numa cerimônia em que participaram representantes da Secretaria Municipal de Cultura, museólogos, atores, cantores e, principalmente, palhaços.
A exposição será inaugurada dia 08 de agosto de 2022, na sala Mestre Maranhão, do Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido e é gratuita
Sobre o Centro de Memória do Circo
O Centro de Memória do Circo, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, é a única instituição de toda a América Latina consagrado exclusivamente à memória e cultura circense. Inaugurado em 2008, tem como missão resgatar, reunir, pesquisar, preservar e difundir o circo brasileiro – sua história, suas artes, seus artistas, seus saberes. Entre os reconhecimentos que lhe foram concedidos, o CMC recebeu a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, em 2015, e em 2016 o título Memória do Mundo Brasil, da UNESCO, concedido para o Arquivo Circo Garcia que se encontra sob sua guarda.
Sobre Pedro Mendes da Rocha
Pedro Mendes da Rocha (1962) é arquiteto formado em 1987 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem desenvolvido projetos na área de arquitetura e expografia. Desenvolveu, entre outros, os dois projetos (sendo o primeiro com Paulo Mendes da Rocha) de adaptação do edifício administrativo da Estação da Luz para implantar o Museu da Língua Portuguesa, o Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte, a casa_daros, o Museu de Arte Contemporânea da USP em colaboração com Paulo Mendes da Rocha, o Pavilhão das Culturas Brasileiras e o Museu da História do Estado de São Paulo. Em expografia desenvolveu, entre outros, o projeto da 21a e 28a Bienal de São Paulo (com Felippe Crescenti), das edições 5a e 6a da Bienal Internacional de Arquitetura, da 3a e 4a bienais de Design e da bienalfindelmundo, bienal de artes em Ushuaia, Patagônia Argentina. Desenvolveu, também, as mostras de Antoni Tápies, Amélia Toledo, “Lembrei que esqueci”, “Brasil Brasileiro”, “Vaivem”, nas unidades São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte do CCBB, Centro Cultural do Banco do Brasil. E, para o SESC, videoinstalação videozoo, de Cao Hamburger, Circo Nerino, “Para respirar liberdade”, “Conversas na praça: o urbanismo de Jorge Wilheim”
Serviço
PIOLIN, O PALHAÇO MODERNISTA
Sala Mestre Maranhão, Galeria Olido (Av. São João 473 (Centro), São Paulo)
Até 18/12
Segunda a sexta, das 10h às 18h, Sábado e Domingo das 13h às 18h .(fechado às terças-feiras)
Entrada Gratuita