FSB Comunicação / Jéssica Almassi
Conduzido por nomes de peso do mundo digital, programa Creators Lab vai oferecer aulas gratuitas para quem busca aprofundar conhecimentos em geração de conteúdo. Primeira turma começa em setembro
Pessoas de qualquer parte do país dispostas a iniciar ou aperfeiçoar seu conteúdo nas redes sociais agora contam com uma nova oportunidade de aprofundar conhecimentos e se destacar em um mercado que só cresce no mundo todo. A Renner, maior varejista de moda omni do Brasil, está lançando o Creators Lab, laboratório de desenvolvimento em moda e criação de conteúdo. O programa oferece aulas gratuitas conduzidas por parceiros da marca, como YOUPIX, revista Glamour e creators que são referência na área, além de um time de especialistas das principais plataformas digitais, como Facebook/Instagram, TikTok e Google/ YouTube.
A Renner é a primeira varejista de moda brasileira a reunir profissionais da área e lançar um programa neste formato: gratuito, disponível a pessoas de qualquer região, com módulos 100% online, aulas gravadas e ao vivo. Para a edição de estreia são oferecidas 50 vagas especialmente para integrantes do programa de afiliados da marca, o Favoritos Renner (a partir do dia 15/8), e 100 para o público em geral (a partir de 18/8). As inscrições podem ser feitas nas datas indicadas pelo link. As aulas começam na segunda-feira, 5 de setembro, com transmissão por uma plataforma na Universidade Renner (UR), que existe desde 2000 e é considerada referência em educação corporativa.
“O Creators Lab é um passo estratégico para a Renner reforçar ainda mais seu protagonismo no universo de social selling no Brasil. O programa impulsionará negócios gerados a partir das redes sociais e incentivará influenciadores — experientes ou não — a alçarem voos mais altos como criadores de conteúdo”, explica Maria Cristina Merçon, diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner.
Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de conhecer, aprimorar ou desenvolver novas habilidades por meio de módulos focados em moda, criatividade, fotografia, marketing de influência, métricas e empreendedorismo digital. Além disso, os profissionais das maiores plataformas de conteúdo do mundo se uniram à marca com o objetivo de compartilhar boas práticas em rede, ferramentas disponíveis e recursos de criação.
Após a primeira turma, o projeto terá continuidade, com a possibilidade de incorporar novos parceiros nas próximas edições. A Renner também seguirá atenta aos talentos que se destacarem durante as aulas para possível produção de conteúdo em conjunto com a marca, que só no segundo trimestre deste ano ativou mais de 600 influenciadores.
“Os criadores de conteúdo hoje representam a disrupção do varejo. Eles sabem construir marca, têm uma forte relação de confiança com o seu público e se tornaram grandes curadores e guias para suas comunidades. Não à toa as principais redes sociais estão construindo lojas em suas plataformas e as varejistas atentas estão trazendo creators para mais perto. Acelerar esse mercado faz parte do DNA da YOUPIX há 16 anos, e por isso estamos ao lado da Renner nesse projeto”, acrescenta Bia Granja, fundadora da YOUPIX, consultoria de negócios para a Creator Economy.
Programa de afiliados da Renner
Um dos módulos do Creators Lab traz a experiência e o conhecimento de uma das top afiliadas do programa Favoritos Renner (www.lojasrenner.com.br/
No Favoritos Renner, os afiliados fazem uma curadoria dos produtos da marca que desejam promover e compartilham em seus próprios perfis de redes sociais e aplicativos de mensagens. Os links gerados para venda identificam o associado para remunerá-lo com uma comissão. O programa vive uma evolução exponencial contínua. Comparando o primeiro semestre de 2022 com o mesmo período em 2021, houve um crescimento de 733% no faturamento deste canal.
“Os dois projetos, tanto o Creators Lab quanto o Favoritos Renner, nos aproximam do dia a dia dos clientes e aumentam a relação de cumplicidade com eles. Queremos, cada vez mais, ser não só um destino de compras, mas uma referência em moda e estilo ”, comenta Maria Cristina Merçon.
Sobre a Lojas Renner S.A
Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Seu ecossistema de moda e lifestyle é formado pelas seguintes marcas: Renner, que tem roupas e acessórios para todos os estilos; Camicado, do segmento de casa e decoração; Youcom, especializada em moda jovem; Ashua Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54; e Repassa, plataforma de revenda de roupas, calçados e acessórios.
Atualmente, são 640 lojas em operação, considerando todos os negócios do ecossistema. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a Companhia iniciou seu processo de internacionalização ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019. A Lojas Renner S.A. é formada ainda pela Realize CFI, que apoia a atividade de varejo através da oferta e gestão de produtos financeiros; e pela Uello Tecnologia, uma logtech nativa digital focada em soluções para entregas urbanas.