Patricia Finotti

(crédito: divulgação Unimed Goiânia)

Katherine Alexandria

Em comemoração ao mês das mulheres, Cooperativa de Trabalho Médico traz, por meio de rede social, depoimentos sobre os desafios enfrentados diariamente por mulheres devido ao gênero 

 

Em comemoração ao mês das mulheres, a Unimed Goiânia lançou a campanha Escute Uma Mulher. A iniciativa ocorre por meio do perfil da Cooperativa no Instagram (@unimedgoiania). Em publicação especial, foram marcados vários perfis criados exclusivamente para contar histórias reais de mulheres e os desafios que elas enfrentam por conta do gênero.  

Ao todo, são 20 perfis com relatos diferentes e as publicações na rede social, feitas em formato de vídeo (reels), são acessíveis também para deficientes auditivos. As histórias geram identificação em muitas mulheres: a descoberta de que ganha menos que um colega homem que exerce a mesma função, o medo de entrar em um carro de aplicativo, a incompreensão no trabalho com os compromissos da maternidade, dentre outras.  

No perfil @o_corpo_da_carol, por exemplo, é possível ouvir e ler o depoimento de uma mulher que se vê desconfortável para se vestir da maneira que deseja, por conta do machismo. “Eu faço faculdade à noite e, antes de pegar um ônibus para voltar, sempre abaixo meus shorts, coloco uma blusa de frio tampando o máximo meu corpo. Tiro qualquer acessório que possa ser usado para me puxar por trás”, conta.  

Ao dar visibilidade a esses depoimentos, o intuito da Unimed Goiânia é ampliar o espaço de escuta e descortinar realidades que ainda desfavorecem as mulheres. Com o empoderamento das falas femininas, há intenção de que a escuta sirva como um caminho para que esses desafios diários comecem a mudar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.