Com download gratuito, o álbum Rockabilly Made In Brazil está disponível para download gratuito

unnamed-3

Com o objetivo de mostrar ao mundo que o Brasil não se resume só em samba e bossa nova, o site Universo Retrô (www.universoretro.com.br), do portal MTV, decidiu reunir as principais bandas nacionais de rockabilly e rock ‘n roll 50’s, na primeira coletânea virtual produzida pelo selo: Rockabilly Made In Brazil. O projeto já está online desde o dia 21 de novembro e possibilita que qualquer pessoa faça o download completo do álbum, gratuitamente, de qualquer lugar do planeta.

Para integrar a coletânea, foram selecionados um total de 32 projetos, que se propõem a fazer sons autênticos, tanto com canções autorais, como versões inusitadas de clássicos dos anos 50. Entre eles, Alex Valenzi & The Hideaway Cats, com seus mais de 20 anos de carreira, já tendo aberto 6 vezes shows de Jerry Lee Lewis, traz a canção exclusiva “Later”. Outro ícone nacional, que se rendeu aos encantos do rockabilly e participa da coletânea, é Vinny (sucesso dos anos 90 com Heloísa Mexe a Cadeira), que apresenta seu Rockabilly Trio, e a, também exclusiva, “Rockers on The Dancefloor”.

Além disso, o álbum conta com duas faixas bônus; a primeira, uma música da antiga banda curitibana, Annie & The Malagueta Boys, que traduz bem o espírito tropical e irreverente do nosso rock ‘n roll. O grupo, inclusive, já se apresentou no maior festival de cultura 50’s do mundo, o Viva Las Vegas Rockabilly Weekend, representando o Brasil, em 2009. Já a segunda música é uma homenagem ao baixista paulista Dimmy Adriano, grande representante da cena rocker nacional, que já tocou com Tony Campello e veio a falecer em 2016.

Para embelezar a coletânea Rockabilly Made In Brazil, o ilustrador gaúcho Henrique San foi convidado para produzir a identidade gráfica do projeto. Com seu marcante design retrô, o artista ficou conhecido mundialmente por suas icônicas capas de discos e cartazes de eventos do gênero ao redor do mundo, como o Nashville Boogie Vintage Weekender, no Tennessee.

Para reforçar a identidade brasileira do projeto, San decidiu brincar com os pontos turísticos do Rio de Janeiro, como a calçada da orla carioca e o Pão de Açúcar, ressaltados em elementos como o top da Pin-up que ilustra a capa da coletânea e no topete do garoto do teaser, ambos ícones da cultura rockabilly.

Desde o dia 21 de novembro, o álbum está disponível – gratuitamente – para download através de um hotsite dentro do próprio Universo Retrô:http://universoretro.com.br/coletanea-rockabilly-made-in-brazil. Por lá, é possível encontrar também informações completas sobre as 34 bandas participantes, as faixas contidas no álbum, ouvir o preview online, conferir informações sobre a história dos gêneros, no Brasil e mundo, e mais detalhes sobre o projeto.

“Nossa ideia é que cada vez mais pessoas, de diferentes localidades e culturas, conheçam a música feita no underground brasileiro, apoiando a cena vintage e rock ‘n roll retrô a continuarem existindo e se expandindo mais a cada ano. É uma maneira de dar mais alcance ao que é produzido no Brasil e nem sempre é bem divulgado”, explica Daise Alves, editora do Universo Retrô e uma das idealizadoras do projeto.

Para baixar a coletânea Rockabilly Made In Brasil completa, basta acessar a página oficial (http://universoretro.com.br/coletanea-rockabilly-made-in-brazil), inserir o e-mail no campo solicitado e clicar no botão de download – baixe aqui. Para continuar acompanhando as novidades sobre o projeto, vale ficar de olho no site Universo Retrô e conferir entrevistas e matérias especiais com todas as bandas participantes. Em breve, o material também será disponibilizado nas principais plataformas de streaming musical.

Sobre o Universo Retrô

Lançado oficialmente em julho de 2015, o Universo Retrô é o primeiro portal brasileiro de conteúdo inteiramente focado em cultura, entretenimento e lifestyle vintage e retrô. No site, é possível encontrar artigos e reportagens diversas sobre tudo que envolve as décadas de ouro do passado: de 1920 a 1990, passando, especialmente, pelos saudosos anos 1950 com todo o charme que revolucionou o século 20.

Idealizado por duas jovens profissionais, amantes dos anos dourados e do universo das pin-ups, cadillacs e rockabilly, traz notícias diárias sobre música, moda, design, fotografia, cinema, gastronomia, turismo, comportamento, eventos, e os mais diversos assuntos que sejam inspirados pelo passado. O site conta também com colunistas renomados, entre jornalistas, publicitários, historiadores, blogueiros e entusiastas do passado.

A publicitária Daise Alves e a jornalista Mirella Fonzar, fundadoras da agência especialista em “Marketing da Nostalgia”, Casa de Criatividade, apostam grande na empreitada. Segundo as duas, o Universo Retrô surgiu da necessidade de se ter um espaço focado totalmente neste tipo de conteúdo. Afinal, a admiração pelo vintage/retrô tem crescido consideravelmente nos últimos anos. No entanto, a internet ainda sentia falta de uma referência maior.

Para que o projeto, parceiro do portal MTV, atraia também aqueles que não são tão próximos da cultura e do estilo de vida retrô, o site oferece um conteúdo atrativo não só aos simpatizantes do vintage, mas também àqueles que viveram a infância e adolescência nos anos de 1980 e 1990, por exemplo. Pois uma coisa é fato: Tem gente que sente falta dos tempos não vividos, mas todo mundo sente saudades do que já viveu. (Casa de Criatividade)