20 anos do CCBB São Paulo: para comemorar a data, o CCBB Educativo realiza visitas especiais online no dia 21 de abril

f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento &2PRÓ Comunicação / Elisabete Machado

Para celebrar o aniversário de 20 anos do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação realiza duas visitas especiais e virtuais que convidam o público a dialogar sobre o centro histórico, o contexto de formação da capital paulista (triângulo histórico) e como um centro cultural pode valorizar o passado ao mesmo tempo em que promove ações no presente. Os encontros acontecem no dia 21 de abril, quarta-feira, às 13h e às 16h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site .

O edifício do CCBB São Paulo, construído em 1808, com o propósito da criação do Banco do Brasil, está localizado na esquina da Rua Álvares Penteado com a Rua da Quitanda, no coração da cidade. A instalação e manutenção do CCBB em um prédio em pleno Centro histórico da capital paulistana, refletem a preocupação com a revitalização da área que abriga um inestimável patrimônio arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da principal metrópole da América Latina.

Nesses encontros virtuais, o público será convidado a refletir sobre a importância do CCBB São Paulo para a revitalização da área central da cidade, com a sua modernização urbana e investimentos na cultura. Entre as curiosidades, os navegantes poderão conhecer o vitral do 3º andar,que permite uma visão geral do prédio e de seus detalhes; os balcões, que eram usados para atendimento aos clientes do banco, foram adaptados e agora podem ser vistos na livraria, na cafeteria e na bilheteria.

Já no subsolo, está o cofre fabricado na França, no início do século passado, que tem seu interior e portas inteiramente preservados. No térreo, o átrio central conserva o piso original e mosaico feito com técnica italiana. A insígnia do BB pode ser vista também no gradil de ferro fundido do mezanino e do 1º andar. No início do século XX, o acesso ao cofre do subsolo era feito exclusivamente pelo “elevador pantográfico”.

“Está é uma programação incrível para educadores e escolas, pois é uma oportunidade de conhecer mais sobre a rica história do CCBB, que se conecta com a história do banco e seu desenvolvimento, desde o início das atividades do Banco do Brasil. Em 2001 foram iniciadas as atividades do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, com o objetivo de formar novos públicos, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura”, comemora Cláudio Mattos, gerente geral do CCBB São Paulo.

Link para Imagens:

http://drive.google.com/drive/folders/1yACZzNxYKpHXZAZKf0PXIL_eHv40R1Cg

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS