Patricia Finotti

Flávia Miranda

“De 7 a 12 de outubro, com programação gratuita a 23ª Goiânia Mostra Curtas traz oportunidade para se conectar com o audiovisual nacional e local com exibição de filmes, além de curso, aula, estudo de caso, encontros com realizadores de filme, lançamentos literários, homenagens, pocket show.”

 

23ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre os dias 7 e 12 de outubro, com cerimônia de abertura marcada para as 20h do dia 7 de outubro, terça, no Teatro Goiânia. O festival, realizado pelo Icumam Cultural e sob direção geral de Maria Abdalla, reafirma seu papel como impulsionador do setor audiovisual no estado.

 

Reconhecido nacionalmente como um dos festivais mais longevos e relevantes dedicados ao curta-metragem no Brasil, a Goiânia Mostra Curtas já recebeu milhares de filmes e se consolidou pelo compromisso com a diversidade cultural, a valorização regional e a democratização do acesso ao audiovisual. Mais do que uma vitrine para produções de curta duração, o festival se firmou como um território fértil para o surgimento de novas linguagens, estéticas e formas de narrar o país.

 

“Para nós, a Goiânia Mostra Curtas sempre foi mais que um festival; é uma plataforma viva de visibilidade, formação e articulação. Nossas mais de duas décadas contam a história do cinema brasileiro através de suas lutas, resistências e conquistas coletivas. É com este espírito que seguimos projetando Goiás nacionalmente e fortalecendo cada elo da cadeia audiovisual”, celebra Maria Abdalla, diretora-geral do festival.

 

A 23ª Goiânia Mostra Curtas será realizada no tradicional mês de outubro, reafirmando o Teatro Goiânia como palco central do festival. O espaço simbólico, situado no coração da cidade, receberá o público para a exibição dos filmes e atividades presenciais.

 

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura da 23ª Goiânia Mostra Curtas contará com homenagem à atriz Marcélia Cartaxo, referência do cinema brasileiro. Descoberta por Suzana Amaral, Marcélia Cartaxo eternizou a personagem Macabéa em A Hora da Estrela, papel que lhe rendeu o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Brasília. Com uma carreira que transita entre teatro, televisão e cinema, também dirigiu quatro curtas-metragens: Tempo de IraDe LuaRedemunho e Casa de Louvor. Entre seus trabalhos mais marcantes estão Madame Satã, de Karim Aïnouz (Prêmio Grande Otelo de Melhor Atriz, 2002), Pacarrete, de Allan Deberton (Kikito de Melhor Atriz, 2019) e A Mãe, de Cristiano Burlan (Kikito de Melhor Atriz, 2022). A atriz será homenageada pela mostra em celebração à sua trajetória artística, seguida da exibição do filme Umbilina e sua grande rival (dir. Marlon Meirelles, 2024), estrelado por Marcélia.

 

A noite também prestará homenagem póstuma ao crítico de cinema, ensaísta, professor, roteirista, escritor e diretor Jean-Claude Bernadet (1936–2025), e à produtora audiovisual Zita Carvalhosa, criadora do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Encerrando a programação de abertura, a cantora, compositora e produtora musical Jaloo apresenta um pocket show que promete emocionar o público e dar o tom festivo à noite. Artista paraense de destaque, Jaloo acumula passagens por festivais como Lollapalooza, atuações no cinema, direção de videoclipes e colaborações com nomes como Karol Conká, Lia Clark e Gaby Amarantos. Repertório do Pocket Show: OcitocinaAh! Dor!Last DanceVemA CidadeInsightChuvaSay GoodbyeProfanoQ.S.A.Eu te ameiCéu Azul e Pa Parará.

 

Mostras de filmes

A 23ª Goiânia Mostra Curtas apresentará 89 filmes divididas em mostras competitivas e não competitivas, selecionados entre 1.281 curtas-metragens inscritos de 25 estados e Distrito Federal.

 

Curta Mostra Brasil, com curadoria de Rafael de Almeida, cineasta e artista visual, exibirá 42 filmes de todas as regiões do Brasil. A mostra acontece de 8 a 11 de outubro (quarta a sábado), sempre às 19h.

 

Curta Mostra Goiás, com curadoria de Fábio Rodrigues Filho, apresenta 11 filmes que visibilizam a produção local, que se encontra em franco desenvolvimento e ascensão. A Curta Mostra Goiás será exibida nos dias 8 e 9 de outubro (quarta e quinta), às 15h.

 

Novidade desta edição, a Curta Mostra Origens – curtas universitários goianos, apresenta 20 produções selecionadas pelo curador Elinaldo Meira. A Curta Mostra Origens – curtas universitários goianos será exibida nos dias 11 e 12 (sábado e domingo), às 15h.

 

Na 22ª Mostrinha, dedicada ao público infantil, serão 5 filmes exibidos, com curadoria de Gabriela Romeu, escritora, jornalista e documentarista. Nos dias 9 e 10 de outubro, acontecerá às 9h, em sessões reservadas a estudantes do ensino básico. E no dia 12 de outubro, às 10h30, a 22ª Mostrinha estará aberta ao público geral, ela conta com votação de melhor filme por júri popular.

 

A programação inclui também a Curta Mostra Especial – Falando em línguas, vendo em vistas – (De)colonialidades e (des)enquadramentos. A curadoria de Mariana Queen Nwabasili, pesquisadora, curadora e jornalista cinematográfica, propõe o excesso-repetição-redundância num sentido contrário, para uma desnaturalização do olhar. A mostra será exibida dia 10 de outubro, sexta, às 14h.

 

As mostras serão exibidas no Teatro Goiânia, todas são gratuitas e abertas ao público geral. Confira a classificação indicativa dos filmes.

A Curta Mostra Cinema nos Bairros, exibirá após o festival, 7 filmes da 23ª Goiânia Mostra Curtas, selecionados pela curadora Maria Abdalla, nos bairros: Conjunto Vera Cruz, Conjunto Primavera, Residencial Real Conquista e Vila Pedroso.

 

Aula com Dora Amorim e Estudo de caso com Nina Kopko

Dora Amorim, produtora audiovisual, apresenta a Aula Internacionalização de filmes: estratégias para as coproduções. Essa ação conta com o apoio do Paradiso Multiplica, ação de difusão do conhecimento dos profissionais apoiados pelo Projeto Paradiso. A atividade acontecerá dia 8 de outubro, quarta, às 10h, na Vila Cultural Cora Coralina, e é aberta ao público (sujeito a lotação).

 

Nina Kopko ministra o Estudo de Caso A construção de personagens do curta “chão de fábrica”, de Nina Kopko, no dia 11 de outubro, sábado, às 10h, e é aberta ao público (sujeito a lotação). A atividade propõe uma análise do processo de construção das personagens no curta-metragem.

 

Laboratório de Roteiros Audiovisuais do Centro-Oeste (Ficção e Documentário)

Consultoria de roteiros de documentário e ficção serão realizadas por profissionais experientes do cenário audiovisual. Três roteiros de ficção serão atendidos pela tutora Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora. E três roteiros de documentário serão atendidos pelo tutor Diego Paulino, cineasta e roteirista. As consultarias acontecerão no Castro’s Hotel dias 10 de 11 de outubro.

 

Curso com Safira Moreira

O curso: Política da Memória – Arquivos, Imagens e Narrativas Negras, ministrado pela premiada Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista. Neste curso, Safira aborda questões como “Como narrar a partir dos restos e rastros da história? Quais imagens estruturam a paisagem da nossa lembrança?” por meio de sua prática artística, influenciada pela “política da memória” proposta pelo cineasta John Akomfrah. O curso acontece 8, 9 e 10 de outubro, (quarta, quinta e sexta) com participantes já pré-selecionados em período anterior de inscrições.

 

Encontros com realizadores de filmes

Nos dias 9 de 12 de outubro (quinta e domingo), o encontro com realizadores de filmes é um momento destinado à troca de experiências entre realizadores de filmes de Goiás e de todo Brasil com curadoras e curadores das mostras competitivas da Goiânia Mostra Curtas.

 

Roda de conversa: Cinema e Educação

Como as imagens em movimento podem estimular a imaginação, a escuta e a autonomia? Partindo de experiências e práticas diversas, a RODA DE CONVERSA: Cinema e Educação: a diversidade de infâncias na telona discute o papel do cinema na formação sensível e no desenvolvimento do pensamento crítico. Mediado por Gabriela Romeu, curadora da 22ª Mostrinha, a roda convida para conversa a professora Rita Márcia e professoras, professores e outros profissionais da rede básica de ensino.

 

Lançamentos literários

Agora e Pouco Antes: Direção de Arte e Cinema Brasileiro, do artista visual, realizador audiovisual e pesquisador Benedito Ferreira e METRALHA: A vida de Nelson Gonçalves de Márcio Paixão Jr., produtor cultural, cineasta, quadrinista e músico e Fabio Cobiaco, artista gráfico, serão lançados na quinta, dia 9 de outubro, às 17h, na Vila Cultural Cora Coralina.

 

Cerimônia de encerramento – homenagem e premiação

A cerimônia de encerramento da 23ª Goiânia Mostra Curtas, acontecerá às 20h, no dia 12 de outubro, domingo, contará com homenagem ao produtor cultural, cineasta, quadrinista e músico Márcio Paixão Jr. Exibição dos filmes: O ogro (Márcio Júnior e Márcia Deretti, 2011, Goiás) e O Evangelho segundo Tauba e Primal (Márcia Deretti e Márcio Júnior, 2018, Goiás). A mostra também prestará homenagem à APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro). Encerra a programação a cerimônia de premiação das mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Origens e 22ª Mostrinha.

 

PARCEIROS

23ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre 7 e 12 de outubro de 2025.

É uma realização do Icumam Cultural, com Patrocínio: Rodonaves-Transportes. Apoio financeiro: Programa Goyazes 2025, Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, Governo do estado de Goiás. Apoio institucional: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Goiânia. Apoio: Sesc/Fecomércio/Senac-Goiás.

A 23ª Goiânia Mostra Curtas é realizada com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

 

🎥 PROGRAMAÇÃO

 

7 de outubro (terça)

 

20h_ABERTURA

Local: Teatro Goiânia

           

HOMENAGEM

Marcélia Cartaxo, atriz e diretora

Zita Carvalhosa, produtora audiovisual e criadora do Festival Internacional de Curtas de São Paulo (in memoriam)

Jean-Claude Bernardet, diretor, crítico e teórico de cinema (in memoriam)

 

EXIBIÇÃO DE FILME

Umbilina e sua grande rival (PE)

2024 – Fic – 20min – Direção: Marlom Meirelles

Atriz: Marcélia Cartaxo

 

POCKET SHOW

Jaloo, cantora, compositora e produtora musical

Repertório: OcitocinaAh! Dor! + Last danceVem + A cidadeInsight + ChuvaSay

goodbyeProfanoQ.S.AEu te ameiCéu azulPa parará

 

8 de outubro (quarta)

 

10h_Aula Internacionalização de filmes: estratégias para as coproduções

Instrutora: Dora Amorim, produtora audiovisual

Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

 

14h_Curso Política da memória – arquivos, imagens e narrativas negras

Instrutora: Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista

Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

 

15h_CURTA MOSTRA GOIÁS

Programa 1_Desafios aos enquadramentos

Local: Teatro Goiânia

 

19h_CURTA MOSTRA BRASIL

Programa 1_Do fogo tudo renasce

Local: Teatro Goiânia

 

9 de outubro (quinta)

 

9h_22ª MOSTRINHA

Programa_Céu das infâncias

Local: Teatro Goiânia

Público: Alunos da rede pública

 

9h_Curso Política da memória – arquivos, imagens e narrativas negras

Instrutora: Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista

Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

 

 10h_Encontro com realizadores de filmes

Momento destinado à troca de experiências entre realizadores de Goiás e de todo Brasil.

Curadores convidados:

Rafael de Almeida, curador da Curta Mostra Brasil, realizador e pesquisador de cinema e audiovisual

Elinaldo Meira, curador da Curta Mostra Origens – curtas universitários goianos, professor e artista visual

Gabriela Romeu, curadora da 22ª Mostrinha, escritora, jornalista e documentarista

Local: Vila Cultural Cora Coralina (Hall)

 

15h_CURTA MOSTRA GOIÁS

Programa 2_Nas formas, os tempos

 Local: Teatro Goiânia

 

O Programa 2 da Curta Mostra Goiás será exibido com legendas descritivas.

 

17h_Lançamento literário

Livro: Agora e Pouco Antes: Direção de Arte e Cinema Brasileiro

Autoria: Benedito Ferreira, artista visual, realizador audiovisual e pesquisador

Selo Editorial: Rebellium Coletiva

 

Livro: METRALHA: A vida de Nelson Gonçalves em quadrinhos

Roteirista: Márcio Paixão Jr., produtor cultural, cineasta, quadrinista e músico

Desenhista: Fabio Cobiaco, artista gráfico

Editora: MMarte

 

Local: Vila Cultural Cora Coralina (Hall)

 

19h_CURTA MOSTRA BRASIL

Programa 2_Tudo arde como fogo

 Local: Teatro Goiânia

 

10 de outubro (sexta)

 

9h_22ª MOSTRINHA

Programa_Céu das infâncias

Local: Teatro Goiânia

Público: Alunos do ensino básico

 

 

9h_Curso Política da memória – arquivos, imagens e narrativas negras

Instrutora: Safira Moreira, fotógrafa, diretora e roteirista

Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

 

10h_Laboratório de roteiros audiovisuais do Centro-Oeste

Local: Castro’s Park Hotel

 

ROTEIRO DE FICÇÃO

Instrutora: Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora

 

ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

Instrutor: Diego Paulino, roteirista e documentarista

 

14h_CURTA MOSTRA ESPECIAL Falando em línguas, vendo em vistas – (de)colonialidades e (des)enquadramentos

Programa_Falando em línguas, vendo em vistas – (de)colonialidades e (des)enquadramentos

Local: Teatro Goiânia

 

 

14h30_Laboratório de roteiros audiovisuais do Centro-Oeste

Local: Castro’s Park Hotel

 

ROTEIRO DE FICÇÃO

Instrutora: Nina Kopko – diretora, roteirista e consultora

 

ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

Instrutor: Diego Paulino – roteirista e documentarista

 

 

19h_CURTA MOSTRA BRASIL

Programa 3_O fogo revela o invisível

Local: Teatro Goiânia

 

11 de outubro (sábado)

 

9h30_Roda de conversa  ̶ Cinema e Educação: a diversidade de infâncias na telona

Convidadas:

Gabriela Romeu, curadora da 22ª Mostrinha, escritora, jornalista e documentarista

Rita Márcia, professora titular na Faculdade de Educação da UFG

Professoras, coordenadoras pedagógicas, pedagogas, diretoras e outros profissionais atuantes no ensino básico

Local: Vila Cultural Cora Coralina (Hall)

 

10h_Estudo de caso  ̶ A construção de personagens do curta Chão de fábrica, de Nina Kopko

Instrutora: Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora

Local: Sala Multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

 

15h_Laboratório de roteiros audiovisuais do Centro-Oeste

Local: Castro’s Park Hotel

 

ROTEIRO DE FICÇÃO

Instrutora: Nina Kopko, diretora, roteirista e consultora

 

ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO

Instrutor: Diego Paulino, roteirista e documentarista

 

 

15h_CURTA MOSTRA ORIGENS – CURTAS UNIVERSITÁRIOS GOIANOS

Programa 1_Entre caminhos e rastros

Local: Teatro Goiânia

 

19h_CURTA MOSTRA BRASIL

Programa 4_Os corpos queimam diante do fogo

Local: Teatro Goiânia

 

12 de outubro (domingo)

 

10h30_22ª MOSTRINHA

Programa_Céu das infâncias

Local: Teatro Goiânia

Público: Aberta ao público

 

11h_Encontro com realizadores de filmes

Momento destinado à troca de experiências entre realizadores de Goiás e de todo Brasil.

Curadores convidados:

Rafael de Almeida, curador da Curta Mostra Brasil, realizador e pesquisador de cinema e audiovisual

Elinaldo Meira, curador da Curta Mostra Origens – curtas universitários goianos, professor e artista visual

Gabriela Romeu, curadora da 22ª Mostrinha, escritora, jornalista e documentarista

Local: Vila Cultural Cora Coralina (Hall)

 

15h_CURTA MOSTRA ORIGENS – CURTAS UNIVERSITÁRIOS GOIANOS

Programa 2_Entre sonhos e frestas

Local: Teatro Goiânia

 

20h_ENCERRAMENTO

Local: Teatro Goiânia

 

HOMENAGEM

Márcio Paixão Jr., produtor cultural e audiovisual

APAN  ̶ Associação de Profissionais do Audiovisual Negro

 

EXIBIÇÃO DE FILMES

 

O ogro (GO)

2011 – Ani – 8min – Direção: Márcio Júnior e Márcia Deretti

 

O Evangelho segundo Tauba e Primal (GO)

2018 – Ani – 11min – Direção: Márcia Deretti e Márcio Júnior

 

PREMIAÇÃO

 

Prêmio ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas

Seleção do roteiro destaque do Laboratório de Roteiros Audiovisuais do Centro-Oeste ̶ Ficção e Documentário

 

PREMIAÇÃO DAS MOSTRAS COMPETITIVAS

22ª MOSTRINHA

CURTA MOSTRA ORIGENS

CURTA MOSTRA GOIÁS

CURTA MOSTRA BRASIL

 

SERVIÇO

23ª Goiânia Mostra Curtas

Site: www.goianiamostracurtas.com.br

Instagram: @goianiamostracurtas / @icumam_

Festival: 7 a 12 de outubro de 2025, no Teatro Goiânia – Gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.