Patricia Finotti

(crédito: Festival Negritude Em Movimento)

Assessoria do Festival

Nos dias 13, 14 e 15 de maio acontecerá a primeira edição do Festival Negritude em Movimento, destinado ao fomento e difusão do trabalho de dança desenvolvido por artistas negros em Goiás. A 1ª edição acontecerá no formato on-line e todos os artistas envolvidos serão remunerados pelo trabalho a ser exibido na plataforma YouTube do Festival.

Este Festival visa contribuir com a propagação da diversidade da dança contemporânea e expressões artísticas de criações autorais de artistas negros de Goiás, movimentando a cadeia produtiva da dança em nosso estado. Objetiva-se proporcionar nesta edição um espaço de trocas entre os artistas e amantes da dança, no formato virtual, através do canal do YouTube do Festival. 

O Festival contará com: – Uma apresentação de videodança do Coletivo Terreiro Urbano, grupo convidado de Goiás; – Palestra, com bate-papo, aberta ao público com os temas “Empreendedorismos do Corpo Negro na Dança” (Guego Anunciação) e “Prevenção e Manutenção do Corpo na Dança” (Joisy Amorim); – Uma oficina de dança, aberta ao público, com o Coletivo Terreiro Urbano, desenvolvendo as linguagens: danças urbanas, frevo, capoeira e dança contemporânea. Todas essas ações serão abertas ao público e gratuitas.

Também, foram selecionados através de convocatória aberta 10 trabalhos solos de videodança de artistas negros de Goiás para comporem a programação do Festival Negritude em Movimento. 

Este projeto foi contemplado pelo Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc – Concurso no 19/2021-SECULT-GOIÁS-Secretaria de Cultura-Governo Federal.

Atenção para a programação:

– 13 de maio às 18h30min: Oficina de Dança com Coletivo Terreiro Urbano

– 13 de maio às 20h: Videodança com Coletivo Terreiro Urbano

– 14 de maio às18h30min: Palestras e bateta papo:  Empreendedorismos do Corpo Negro na Dança” (Guego Anunciação) e “Prevenção e Manutenção do Corpo na Dança” (Joisy Amorim).

– 14 de maio às20h25min: Exibição de 5 vídeodanças selecionadas:

Luana Aghata: VENDAVAL DE AXÉ
Gleyde Lopes: CONTRASTE
Amanda Silva: PESASTES
Davidson Xavier: REFLEXO
Wes Ferreira: GHOST (ASSOMBRAR)

– 15 de maio às 19h: Exibição de 5 vídeodanças selecionadas

Jéssika Gomes: PELE DO MAR
Yuri Martins: CONTINUUM
Zaq Babao: NOITE E SETE
Luizão Black: IN ROÇA
Suzan Santos: RETINTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.