7º FIDIFEST divulga programação completa

(divulgação)

André Azenha

A sétima edição do mais importante festival de dança do litoral paulista acontece de 26 a 31 de outubro, online e gratuitamente.

 

 O 7º FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos acontecerá de 26 a 31 de outubro, de forma gratuita e virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus e do cuidado de seus diretores perante artistas e público.  O evento é inspirado no Festival de Outono de Nova York, está inserido no Calendário Oficial de Santos, é organizado pela ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista e dirigido pelos produtores Juliana Luiz e André Santos. O festival reúne mostras competitivas de diferentes estilos e categorias de dança, workshops, audições nacionais e internacionais. Além de medalhas, troféus, inscrições para outros festivais e bolsas em renomadas escolas de dança, o FIDIFEST oferece premiação em dinheiro para os melhores grupos e bailarinos.

A programação completa contará com grandes espetáculos na abertura e no encerramento do evento, cerca de 400 bailarinos, 30 academias, 20 cidades de cinco estados: Campinas/SP, Cubatão/SP, Guarujá/SP, Indaiatuba/SP, Jundiaí/SP, Mogi das Cruzes/SP, Peruibe/SP, Praia Grande/SP, Santos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sertãozinho/SP, Sorocaba/SP, Belo Horizonte/MG, Betim/MG, Juiz de Fora/MG, Foz do Iguaçu/PR, Maringá/PR, Jequié/BA e Niterói/RJ. Os espetáculos e coreografias poderão ser conferidos nas redes sociais do festival.

Já a programação formativa terá cinco atividades ministradas por profissionais consagrados internacionalmente como Alice Arja, Edson Santos, Erika Novachi, Sonia Destri Lie e Cecília Kerche. Detalhes sobre as inscrições estão em https://www.fidifest.com.br/audicao-work-brasil/.

ABERTURA E ENCERRAMENTO

São duas das mais importantes companhias de dança do país, ambas de São Paulo. Foram dezenas de obras inscritas, de várias partes do Brasil. E as duas selecionadas receberão um cachê de R$ 3.700,00 cada.

Na abertura, programada para 26/10, 20h, o público poderá conferir o espetáculo Singularidades, da Mercearia de Ideias, com duração de 60 minutos e direção de Luiz Fernando Bongiovani. O trabalho coreográfico investiga questões relativas à singularidade, essa palavra relativamente nova no vocabulário, mas que designa algo muito antigo: aquilo que torna cada ser humano único.

Para fechar a programação desta edição com chave de ouro, o FIDIFEST apresentará, em 31 de outubro, 19h, o espetáculo Epifaniada Intuição Companhia de Dança, de 50 minutos de duração e direção de Vinicius Anselmo.

O trabalho reúne o material da pesquisa teórica sobre epifania, juntamente com a técnica clássica, resgatando o virtuosismo e estética, a dança contemporânea e textura, fazendo com que todos esses elementos direcionem a ambientação cenográfica, a movimentação, o formato e a atmosfera da obra. O cenário é composto por 27 portas brancas com suas respectivas fechaduras, que conforme se encaixam, criam um desenho abstrato com formas e intenções diversas que representam as portas para captação de estímulos externos e acesso interno individual de cada pessoa.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS