7º Icumam Lab oferece palestras com profissionais experientes e renomados no cenário audiovisual

(divulgação)

AFG Comunicação

Totalmente gratuitas e online, duas delas serão abertas ao público. Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste acontece de 5 a 15 outubro de 2021

 

O 7º Icumam Lab está marcado para 5 a 15 de outubro deste ano, mas o público já pode se programar para acompanhar o laboratório, que terá palestras gratuitas online, sem necessidade de inscrição. Os interessados poderão acompanhá-las pelo canal do Icumam no YouTube. A programação completa está disponível em icumam.com.br/lab_2021.

As palestras abertas e gratuitas acontecem em dois dias. No dia 5 de outubro, às 18h, Carol Rodrigues compartilhará as experiências e aprendizados falando sobre “As desventuras de uma roteirista”. Nela, o público entenderá como começar um roteiro, como permanecer numa área dominada pelo machismo e como conciliar o desejo artístico e as necessidades do trabalho com as pressões do mercado. A mediação será de Larissa Fernandes, que assim como a palestrante é diretora e roteirista.

No dia 14 de outubro, também às 18h, será a vez do público fazer uma reflexão sobre as possibilidades e diferenças entre os projetos feitos de maneira independente (através de financiamento público) e os projetos encabeçados por players, como canais de TV privados e streamings. Com o tema “Realização independente no atual panorama audiovisual brasileiro”, a palestra será ministrada pelo diretor e roteirista Marcelo Caetano, que mostrará os limites da criação e da autoria em cada um dos contextos analisados. A mediação é do produtor Ivan Melo.

Já os produtores e diretores dos projetos selecionados para participar do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste terão uma palestra exclusiva no dia 11 de outubro, às 10h. “Distribuição Independente e Mercado” será o tema abordado pela curadora e programadora Talita Arruda. Terá como foco as estratégias de distribuição desde o desenvolvimento dos projetos audiovisuais, com mapeamento dos cenários atuais do mercado de exibição, suas forças e vulnerabilidades. Além disso, a proposta envolve, ainda, discussão sobre as especificidades de cada projeto, para a comunicação com seus diferentes públicos durante a realização.

“Com certeza serão momentos únicos tanto para os profissionais com projetos selecionados para o laboratório, quanto para quem deseja ter acesso a palestras com profissionais tão renomados no cenário audiovisual. Nosso intuito é justamente esse, de promover troca de experiências e somar no aprendizado”, afirma a diretora e produtora do Icumam Lab, Maria Abdalla.

Palestrantes e Mediadores

Carol Rodrigues: Participou como roteirista da equipe de roteiro das duas primeiras temporadas de Escola de Gênios (Gloob/Globoplay), da 3ª e da 4ª temporadas de 3% (Netflix), da 2ª temporada de Pico da Neblina (HBO), dentre outros projetos para a Boutique Filmes, O2 Filmes e Maria Farinha Filmes. Seu projeto de longa-metragem “Criadas” foi vencedor de três prêmios do Brlab 2017, participou do Cinélatino 2018 em Toulouse (França) e foi finalista do Concurso de Roteiros do Frapa 2020. Realizou ainda três curtas premiados: “A felicidade delas” (2019), “Mãe não chora” (2019) e “A boneca e o silêncio” (2015). Além disso, ministrou cursos, oficinas e palestras, e fez parte de júris de festivais, projetos e laboratórios. É formada em Audiovisual pela USP e em Ciências Sociais pela Unicamp.

Larissa Fernandes: Larissa Fernandes é goiana, diretora e roteirista formada em cinema pela Universidade Estadual de Goiás, pós-graduada em História e Narrativas Audiovisuais (UFG) e sócia da Panaceia Filmes. Foi roteirista-chefe no Panaceia Núcleo Criativo desenvolvendo o longa-metragem “Solina”, premiado no Curitiba LAB e Diáspora Conecta. Em 2020 dirigiu a série infantil educacional “Barco Sagres”. Atualmente realiza a curadoria da Mostra “Olhar de Dentro” do Itaú Cultural Play, está desenvolvendo a série de TV “Irene” e o longa infanto-juvenil “As Pés de Moleca e a Doceria da Bruxa de Maria Mole” semifinalista no concurso de roteiro Cabíria, 2021.

Marcelo Caetano: Marcelo Caetano dirigiu o longa-metragem Corpo Elétrico (2017) e a série Hit Parade (2021), exibida no Canal Brasil e na Globoplay. Marcelo trabalhou como assistente de direção e produtor de elenco em diversas produções nacionais como Bacurau (2019), Aquarius (2016), Boi Neon (2015) e Tatuagem (2013). Participou do Goiânia Mostra Curtas com os premiados Bailão (2009) e Na sua companhia (2011). Marcelo integrou salas de roteiro de séries para os streamings Netflix e Amazon Prime Video, além dos núcleos criativos das diretoras Anna Muylaert e Tata Amaral. Atualmente prepara a série Notícias Populares que vai dirigir para o Canal Brasil / Globoplay e seu segundo longa-metragem Baby, ambos com previsão de filmagem para 2022.

Ivan Melo: Sócio fundador da CUP FILMES, produtora e distribuidora de filmes independentes. Foi produtor executivo da Mostra de São Paulo e Diretor Artístico do Festival e do Polo de Paulínia. Produziu longas como Bem Vindo a São Paulo, de Leon Cakoff e Renta de Almeida; TOP 25, de Richard Luiz; Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, Alvorada, de Anna Muylaet e Lo Politi, Fronteira, de Juliano R. Salgado, Parabéns, Garota!, de Luís Carlos Soares,  Bob Cuspe Nós – Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral e A Mãe, de Cristiano Burlan. Atualmente desenvolve novos projetos com os cineastas Gregório Graziozi, Marcelo Caetano, Ilaine Melo, Cristiano Burlan e Cesar Cabral.

Talita Arruda: Há mais de dez anos atua nas áreas de curadoria, distribuição, programação e exibição de filmes. Graduada na UFRJ e mestranda na UFRB, estuda estratégias de circulação audiovisual e de formação de novos públicos em diferentes janelas. Teve atuações nas empresas Vitrine Filmes, Canal Curta!, Porta Curtas e Synapse Brasil. Foi tutora no Locarno Industry Academy e selecionada no Berlinale Talents. Integra júris, comitês de seleção, painéis, rodadas de negócio e mesas de debate em diversos eventos de cinema nacionais e internacionais.

Laboratório

O 7º Icumam Lab será realizado, pelo segundo ano consecutivo de forma online. Das 41 inscrições recebidas, seis projetos foram selecionados, sendo três de longa-metragem e três de série. Todos na categoria ficção, conforme estabelecido no regulamento. São quatro representantes do Distrito Federal e dois de Goiás.

Além das palestras, os selecionados terão atividades de formação e treinamento profissional com tutores como a roteirista, diretora e editora, Ana Julia Travia; a produtora, documentarista e pesquisadora, Clara Ramos; a roteirista, diretora e produtora, Fernanda De Capua; o produtor Leonardo Mecchi; e a diretora e roteirista, Maria Clara Escobar. Eles receberão consultorias individuais e em grupo, pitching e poderão concorrer a premiação, que envolve valores para formação e desenvolvimento do projeto; serviços de pós; consultoria individualizada de pitching; e consultoria de produção.

Icumam Lab

O Icumam Lab é uma realização e idealização do Icumam Cultural e Instituto, que também realiza os projetos Goiânia Mostra Curtas, Cinema Popular e o Curso de Cinema – Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais. Nesta edição, o Laboratório de Fomento à Produção Audiovisual no Centro-Oeste tem o apoio da Unimed Goiânia; apoio cultural do BrLab e do Projeto Paradiso; a colaboração de Mistika, DOT Cine, C/as4tro, Vermelho Filmes e API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro; divulgação Imprensa Mahon; e co-realização do Sesc Goiás.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS