Cartas de Frida no Teatro Goiânia

Cartas de Frida é um espetáculo de dança contemporânea inspirado nas cartas de amor escritas pela pintora mexicana Frida Khalo.

17021582_1743192359326120_2590922873569652286_n

Idealizado e concebido pela bailarina e coreógrafa Luciana Caetano, o espetáculo narra a força e a intensidade das relações da artista mexicana, baseadas em cartas que revelam uma mulher tão forte quanto sua dor e seu amor.

Frida, em correspondências trocadas com amigos, amantes e direcionadas a seu marido, o muralista Diego Rivera, expõe de si uma bravura indomável face ao sofrimento – físico ou afetivo – e uma alegria explosiva mediante o absurdo da vida. Desse modo, Frida transmutou sua dor em arte e personificou a maneira de amar e sofrer da mulher latino americana.

Assim, a montagem coreográfica do espetáculo tenta por meio da dança, da música, do teatro e da performance, representar a beleza da vida e obra de Frida Khalo. Uma beleza marcada pelo excesso de cor, dor, alegria e uma angústia própria do feminino latino americano. Nesse processo, o espetáculo busca despertar em cada um de nós, homens e mulheres, a “Frida” que em nós habita.

As coreografias de Cartas de Frida são assinadas pelas bailarinas Ingrid Costa e Luciana Caetano, ambas fundadoras do “Projeto Investiga” desenvolvido em 2003 e que realizou enquanto proposta, a divulgação, fomento e promoção da dança contemporânea em Goiânia e também pelo bailarino João Paulo Amorim.

Neste trabalho, a fim de dar continuidade ao propósito de promover a dança na cidade, Luciana Caetano cria por meio da narrativa coreográfica uma forma de aproximar o público da linguagem da dança. A dança se fundamenta, neste projeto, enquanto comunicação com o mundo, mediado pelo corpo e por sensações por ele captados. Assim, reune pessoas de diversas áreas e campos de trabalho que vislumbram na dança para além da prática de uma atividade física, uma forma de experimentação e consciência corporal, e ainda, de expressão e de autoconhecimento. (Milena Nominato)

Cartas de Frida 

8 de março

20:30

Teatro Goiânia

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS