programaçãoA pouco mais de vinte quilômetros de Goiânia, a pequena Nova Veneza é o único município goiano fundado por imigrantes italianos de Goiás e há dez
anos se transforma durante o Festival Italiano. Durante quatro dias a cidade, com pouco mais de dez mil habitantes, chega a receber mais de cem mil visitantes. A 11º edição do Festival Italiano acontece de 28 a 31 de maio com muita música, esportes e comida italiana.

O festival tem como objetivo reafirmar a identidade cultural da cidade, agregando valores sociais e econômicos. E esta identidade pode ser vista já na entrada da cidade com um portal com referências à cultura italiana. Os imigrantes chegaram à Goiás por volta de 1912, formando o povoado de Nova
Veneza, emancipado a município em novembro de 1958.cardapio_2015

A festa em Nova Veneza começa com um encontro especial entre moradores e convidados na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo na quinta-feira, dia 28. Este encontro está marcado para às 19h30, quando é celebrada a missa solene em português e em italiano, seguida da abertura oficial com o tradicional jantar da *Cantina da Nona *com muita massa, molho e com misturas da culinária goiana e italiana.

Programação – O palco montado na Praça João Stival vai receber o Grupo Folclórico Italo-Brasileiro e o Grupo Roba Ciode, ambos de Santa Catarina e o show do cantor Ivano Italianíssimo. Os shows acontecem todos os dias à noite e no almoço de sábado e domingo. O Baile de Máscaras de Carnavale di Venezia chega à sétima edição na sexta-feira, dia 29, a partir das 21 hs. (Rosângela Aguiar)