O autor Roniwalter Jatobá discute as questões, no dia 18/7, segunda, às 21h, no SescTV

Operários do mundo, escrevei! (12)_foto Piu Dip_ Baixa

O SescTV apresenta Operários do Mundo, Escrevei!, episódio inédito da série Super Libris, dirigida pelo escritor, cineasta e jornalista José Roberto Torero. No programa, o escritor mineiro Roniwalter Jatobá apresenta um panorama sobre a literatura operária no Brasil. A exibição será no dia 18/7, segunda, às 21h, e pode ser assistida também em sesctv.org.br/avivo.

Jatobá acredita que para escrever sobre o operário é necessário ter contato com essa classe. “Literatura operária é aquela que vem de alguém que teve uma experiência profunda no meio operário”, diz. O autor trabalhou em uma fábrica, mas saiu para iniciar sua carreira como escritor. Quando sua saída aconteceu, muitas pessoas suspeitaram que ele fosse um infiltrado na fábrica. “As pessoas não sabiam do meu itinerário migrante para chegar até São Paulo”, comenta.

Indagado sobre seus leitores, Jatobá lamenta que sejam poucos os trabalhadores que leem suas obras. “Uma das grandes frustações da minha vida foi com minha mãe, analfabeta, que tinha um filho escritor e nunca leu um livro meu.” Ele comenta que uma das experiências mais marcantes que viveu foi quando um colega seu propôs ler trechos de seus contos em um programa de rádio, e assim, os operários puderam ouvir suas histórias fora dos livros.

Jatobá participa ainda dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e porque escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro Crônicas Antológicas, de Lourenço Diaféria. O episódio traz também os quadros: Orelhas, sobre o dramaturgo alemão Bertold Brechte o escritor inglês Charles Dickens; Prefácio, com a consultora editorial Dolores Prades, que indica a obra infantil Greve!, de Catarina Sobral;Quarta Capa, com o vlogler San Adam, que comenta sobre 1984, de George Orwell; e Ptolomeus, com o ator Carlos Roberto Telles, que fala sobre a primeira biblioteca comunitária a receber doações de livros encontrados nos lixos, a Vila das Torres, localizada em Curitiba, no Paraná.

Portal

Super Libris conta com um portal na internet, o superlibris.sesctv.org.br, que disponibiliza todos os episódios da série; as 52 entevistas com autores; e todos os quadros, já editados separadamente para facilitar a consulta.

Sobre a série Super Libris:

Com o objetivo de mergulhar no mundo da literatura, a série, formada por 52 episódios de 26 minutos cada, entrevista 52 escritores e apresenta curiosidades presentes no processo de criação de livros. Cada programa é formado por pequenos quadros com diversos assuntos relativos ao universo literário, e traz narração do ator José Rubens Xaxá. Entre os escritores entrevistados estão Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Ruth Rocha, Ignácio de Loyola Brandão, Ferréz, Antonio Prata, Thalita Rebouças e Xico Sá.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. (Jô Santina)

SERVIÇO:

Super Libris

Operários do mundo, escrevei!

Estreia: 18/7, segunda, às 21h

Reapresentações: 19/7, terça, às 9h e às 17h; 21/7, quinta, às 15h; 22/7, sexta, às 9h30 e às 17h30; 24/7, domingo, às 6h e às 14h30; 25/7, segunda, às 16h

Classificação indicativa: Livre