A Toca Coletivo abre inscrições para cursos de circo, música, cinema e produção cultural com patrocínio da Equatorial Goiás

Imprensa Equatorial

O Ponto de Cultura A Toca Coletivo, do Setor Crimeia Leste, está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro para atividades formativas, que abrangem áreas como música, circo, cinema e produção cultural. As opções são para aulas online e presenciais, todas gratuitas. 

Estão disponíveis cursos de Iniciação ao Tecido Acrobático, Musicalização Infantil, Fotografia com Câmera de Celular, Laboratório de Produção Executiva e Captação para Filmes e Séries, e Laboratório de Projetos – Elaboração para Projetos Culturais. As inscrições podem ser feitas pelo site
https://www.atocacoletivo.com.br/inscricoes-entocados. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail entocados@atocacoletivo.com.br. 

“Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades e explorar seu potencial criativo em um ambiente enriquecedor e diversificado”, afirma uma das coordenadoras do projeto, Débora Resendes.  

Confira a seguir mais detalhes dos cursos oferecidos: 

Curso de Iniciação ao Tecido Acrobático 

Ministrado pela artista circense Luana Beatriz, aborda desde os tipos de tecido, conservação e medidas de segurança até aquecimento, fortalecimento específico para o aparelho, combos e pequenas coreografias. 

Público-alvo: Mulheres maiores de 18 anos interessadas na modalidade como esporte, passatempo, atividade artística amadora ou profissional. 

Duração: 6 meses. 

Periodicidade: Semanal e presencial, aos sábados, no período da tarde. 

Início das aulas: 1ª semana de fevereiro. 

Local: Teatro Novo Ato – Rua Sebastião Fleury Curado, 193, Crimeia Leste, Goiânia. 

  

Curso de Musicalização Infantil 

Ministrado pelo músico Tiago Araújo, visa a proporcionar a construção, vivência e apropriação da linguagem musical por meio de atividades lúdicas, brincadeiras ativas, oficinas de construção de instrumentos com materiais recicláveis, audição e interação com músicas do repertório brasileiro, entre outros. 

Público-alvo: Crianças com idade entre 6 e 12 anos. 

Duração: 6 meses. 

Periodicidade: Semanal e presencia, às sextas-feiras, no período da tarde. 

Início das aulas: 1ª semana de fevereiro. 

Local: Teatro Novo Ato – Rua Sebastião Fleury Curado, 193, Crimeia Leste, Goiânia. 

 

Curso de Fotografia com Câmera de Celular 

Laboratório com Simão Pereira que aborda os princípios básicos da fotografia adaptados ao uso da câmera do celular. Na parte teórica online, os participantes terão contato com técnicas de luz e sombra, enquadramento e composição, entre outros. Já na parte prática, será proposto um encontro presencial na região conhecida como Beco da Codorna, no Centro de Goiânia. 

Carga horária: 20 horas – cinco aulas -, além de encerramento com exposição do antes e depois de fotografias tiradas pelos participantes. 

Vagas: 10 

Público-alvo: Moradores do bairro Crimeia Leste, jovens interessados em fotografia e redes sociais, com idade entre 9 e 16 anos. 

Início das aulas: 1ª semana de fevereiro. 

Local: Online (gravada) e presencial, no Beco da Codorna. 

  

Laboratório de Produção Executiva e Captação para Filmes e Séries 

Ministrado por Lara Morena e Débora Resendes, aborda o papel do produtor executivo na preparação do projeto e no processo de captação de recursos nos âmbitos público e privado. Também trata dos tipos de financiamentos e incentivos a projetos culturais, requisitos para participação em editais públicos, preparação de documentação para envio de projetos às agências de fomento, como se preparar para uma rodada de negócios e como encarar uma banca de avaliadores/ patrocinadores. 

Carga horária: 20 horas – cinco aulas -, além de encerramento com aula extra e rodada de feedbacks 

Vagas: 10 

Público-alvo: Artistas e produtores de audiovisual com projetos culturais em fase de desenvolvimento e produção. Caso a demanda de inscrição ultrapasse a disponibilidade de vagas, será feita uma pré-seleção dos projetos inscritos pelas ministrantes do laboratório. 

Início das aulas: 1ª semana de fevereiro. 

Local: Online (gravada). 

  

Laboratório de Projetos – Elaboração para projetos culturais 

Ministrado por Lara Morena e Débora Resendes, mostra como transformar ideias em projetos bem estruturados, capazes de chamar a atenção dos avaliadores. Tem como foco a apresentação de metodologias de planejamento e elaboração de projetos culturais, suas etapas e custos. 

Carga horária: 20 horas – cinco aulas -, além de encerramento com aula extra e rodada de feedbacks 

Vagas: 10 

Público-alvo: Artistas e produtores com projetos culturais em qualquer etapa de desenvolvimento. Caso a demanda de inscrição ultrapasse a disponibilidade de vagas, será feita uma pré-seleção dos projetos inscritos pelas ministrantes do laboratório. 

Início das aulas: 1ª semana de fevereiro. 

Local: Online (gravada). 

 

Mais cultura 

A Equatorial Goiás promove e valoriza a cultura goiana por meio do Projeto E+ Cultura. No total foram incentivados 45 projetos em 2023, que somaram mais de R$ 12 milhões em patrocínio via Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes – do Governo de Goiás. “O Grupo Equatorial Energia trabalha fortemente no apoio a projetos culturais nos estados onde atua e em Goiás não poderia ser diferente. Estamos concentrando esforços para direcionar este recurso importante para a valorização da cultura no Estado, pois entendemos que, ao fazer isso, estamos proporcionando oportunidades à população e contribuindo com a formação e o desenvolvimento integral dos cidadãos”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme. 

Nesse um ano de atuação no Estado, o Grupo Equatorial Energia patrocinou a turnê É Bom Demais da Conta; a 23ª edição do Auto da Paixão de Cristo, em Goiânia; o Circuito Gastrô, que trouxe show de Alceu Valença e Falamansa; Todas as Coras; Circuito Cultural o Som e o Riso, em Minaçu; Festival Italiano de Nova Veneza; Educanto II; Festival Gastronômico e Cultural Junino do Milho; Arraiá Pé de Serra de Jandaia; Romaria de Trindade;  Festival Praia Show; 9ª Edição Festival Ilumina; Festa Tradicional de Nossa Senhora do Rosário de Monte Alegre de Goiás; Festival Deu Praia; Projeto Palco; Quarto Crescente; Mercado SAPI; O Resgate do Circo; Viola Cabocla – a história da viola cantada e contada; Viola EnCantos de Goiás; Josephinas – Comidas de Tradição – 3º Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa; Brincando com Poteiro; Circuito Musical Sabah Moraes; Maria Grampinho; 9ª temporada do Programa Hip Hop em Cena; 6ª Edição da Mostra GiroDança; 27ª edição do Rally de Boias; a 2ª temporada da Série Diaspóricas; o Goiânia Noise Festival; Vaca Amarela; turnê Em Todos os Sentidos; Circuito Musical IF Goiano; Circo na Estrada de Ferro; Semana Estadual do Hip Hop em Goiás; o Música no Câmpus 2023; o Teatro de Bonecos No Espaço Escolar e o #Entocados. 

Ainda estão em andamento os projetos do Restauro do Órgão da Igreja Do Rosário em Goiás; Turnê Laços; Corporação Musical 13 De Maio; filme Mátria Amada Kalunga; filme Terra Encantada; Indelicada Cia. Teatral – Montagem e Apresentação; desenvolvimento do roteiro do documentário Chapada e Turismo; e a 5ª Reau – Rodada de Estudos Audiovisuais – Entre a Memória e a Imaginação. 

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS