Agenda Tarsila destaca lançamento de livro e concerto de piano durante a semana na capital paulista

Gabriella Moura / Danielle Vieira

Livro sobre as mulheres modernistas e concerto com o pianista Kirill Gerstein na Osesp fazem parte da agenda desta semana

 

Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 600 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. São Paulo recebe o lançamento do livro “Mulheres Modernistas” na livraria Martins Fontes e o pianista Kirill Gerstein na Sala São Paulo. 

A obra Mulheres Modernistas: Estratégias de Consagração na Arte Brasileira, de Ana Paula Cavalcanti Simioni, será lançada no dia 3 de maio, pela Edusp, no Mezanino da Livraria Martins Fontes, da Avenida Paulista, a partir das 18h. O livro debate paradigmas da historiografia da arte feminista ao trazer como referência Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Esta é uma reflexão essencial e inédita sobre as oscilações históricas do reconhecimento das artistas.

A Osesp e seu Diretor Musical e Regente Oficial, Thierry Fischer, convidam o pianista russo-americano Kirill Gerstein para interpretar o Concerto para Piano e Orquestra de Adès. No mesmo programa, a Osesp tocará Sospiri de Elgar e Uma Vida de Herói, Op. 40 de Strauss, de quinta a sábado desta semana na Sala São Paulo. Em março deste ano, Kirill foi o solista do concerto de Ravel para mão esquerda no concerto dado na Berliner Philharmonie em apoio ao povo ucraniano com a Orquestra Filarmônica Alemã sob a regência de Alan Gilbert. A apresentação da sexta-feira, dia 6 de maio, será transmitida ao vivo no YouTube.

Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS