HMI Comunicação

O mês de junho traz a tradição das festas juninas e o uso de fogos de artifício, fogueiras, balões e rojões. É o mês que costuma registrar aumento de casos de queimaduras. Para alertar os colaboradores sobre os perigos de queimadura, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), convidou a fisioterapeuta e vereadora dra. Cristina Lopes Afonso para proferir a palestra “Prevenção de Queimaduras”,  no auditório da unidade.

Vítima de tentativa de homicídio, a vereadora teve 85% do corpo queimado, em 1986, e desde então especializou-se em tratar vítimas de queimaduras. Ela explicou sobre a classificação e os tipos de queimaduras que mais ocorrem, como prevenir e se acontecer, o que fazer. Ela elogiou o HMI por essa importante ação. “Neste mês, em que os arraiais, com foguetes e seus balões de gás se multiplicam  e em que se lembra o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, 6 de junho, divulgar informações sobre prevenção e tratamento é fundamental”, destacou.

Em clima de festa junina, a CIPA também organizou um momento de descontração e integração entre os colaboradores, onde os gestores de cada setor contribuíram com comidas típicas, sucos e refrigerantes, para um delicioso lanche junino.

O evento foi aberto  pelo assistente administrativo Paulo Pantaleão, que deixou uma mensagem aos colegas. “Que estejamos sempre imbuídos dos propósitos de servir aos que nos solicitam, emoldurados no amor, na gentileza, na presteza e na piedade”. O Padre Rafael Magul deixou a sua benção.

O auditório ganhou decoração típica da cultura caipira, e os colaboradores vestidos a caráter, se deliciaram com as gostosuras da culinária junina. Pipoca, pamonha, milho cozido, paçoca, pé de moleque, entre outros.

“A festa ficou linda, principalmente porque uniu descontração e um assunto tão importante sobre queimadura. Essa integração faz bem ao ambiente de trabalho”, disse  Stéphanie Angelim, residente de enfermagem obstétrica. “Foi tudo maravilhoso: ótima palestra e as comidas muito gostosas”, salientou Milena de Jesus, colaboradora do setor da Lavanderia.

A presidente da CIPA, Fábia Mendonça, se sentiu satisfeita. “Tivemos um momento importante com a palestra da Dra. Cristina sobre queimaduras, tão frequente nessa época do ano e a confraternização dos colaboradores com um farto e delicioso lanche. Isso, além de facilitar o estreitamento das relações  gera ânimo no desenvolvimento posterior do trabalho”. salientou a presidente.