Patricia Finotti

(crédito: Roro Brasil)

AMORA comunicação

O projeto Cerradance foi contemplado pelo edital 11 de fomento à modalidade “Meu Primeiro Edital” – criação de trabalhos artísticos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás de 2023. O apoio resultou na produção de um álbum com sete músicas, que refletem a vida urbana em contraste com a paisagem do cerrado

 

“Manjar”, “Retorno”, “Abismo”, “Autonomia”, “Consumo”, “Perceba” e “Sonhadores” fazem parte da coletânea do 1º álbum da cantora Amanda Mushroom. Todas as composições foram feitas entre 2021 e 2023 e retratam a trajetória psicológica da artista, após a pandemia. O projeto une a música contemporânea com arranjos típicos da congada e instrumentos de vários países, valorizando a cultura tradicional regional e mundial. A proposta é discutir questões socioambientais e auxiliar na igualdade de gênero dentro do mercado musical goiano.

Segundo Amanda Mushroom, que também é atriz e produtora cultural, nesse álbum ela não consegue falsear. “As composições não são de outras pessoas. São minhas letras. Então, eu me coloco de peito aberto, nesse trabalho. Estou me mostrando por dentro, que é uma coisa muito difícil para uma pessoa fechada e taurina”, destaca.

As letras trazem apelo e comoção sobre o meio ambiente, além de abordarem temas como: a força feminina e outras questões sociais relevantes. O álbum pretende unir a música contemporânea, entre o pop underground e a MPB, com arranjos regionais. Com isso, Cerradance une a cultura característica do centro-oeste ao termo “dance” em inglês – criando assim, uma atmosfera reflexiva e dançante.

Segundo o produtor musical, DeVito Corleone esse trabalho inédito da Amanda Mushroom vai atingir vários públicos, principalmente, pessoas de coração e ouvidos abertos. “Tem viola, tem barulho de baleia, tem pássaros, tem um monte de arranjos musicais. É pop com elementos regionais. Posso dizer que é psicodélico e experimenta bastante. Tem influências de outras décadas como 1970, até os dias de hoje”, explica.

Amanda Mushroom

“Eu comecei a compor alguns trechos, pegando melodias e fazendo letras, paródias ainda criança. Sou muito do campo do teatro, da comédia, então as narrativas me afetam muito, elas me movem bastante”, contextualiza a cantora.

A artista, Amanda Mushroom é formada em Fotografia e Cinema e é graduada em Teatro Licenciatura na Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professora de teatro no Instituto Arte Inclusão (INAI). Tem ainda experiências como atriz e cantora em musicais, filmes e participações em peças de teatro, como: Goiânia Goiânia, do diretor Hugo Zorzetti e Carmina Burana, dirigida por Jonatas Tavares. Foi indicada ao prêmio de melhor atriz de comédia no Rio Webfest 2020, o maior festival de Web Séries do mundo, ocorrido no Rio de Janeiro. Participou de produção de eventos culturais, peças teatrais e obras audiovisuais.

Na área da música, especificamente, começou no canto lírico. “Fiz muitos trabalhos, cantei em casamento, em coral e para outras pessoas. Fui convidada para vários discos, tive muito tempo um trabalho com a minha irmã, assim, mas era sempre com outras pessoas, não era um trabalho meu, um solo”, explica Amanda.

O Cerradance é um álbum sensível às Pessoas com Deficiência (PcD). A gravação e distribuição gratuita vão permitir o acesso a elas, que poderão ser trabalhadas em sala de aula, como trilha sonora de espetáculos, garantindo a apreciação estética desse público. As músicas também serão disponibilizadas em vídeos com tradução de Libras, tornando acessíveis para as pessoas surdas.

 

Serviço

Assunto: Amanda Mushroom lança Cerradance 

Onde: SpotifyItunes e YouTube  

Mais informações: @amandacerradance

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.