Apresentações artísticas marcam os 54 anos da EFG em Artes Basileu França

(crédito: Alana Pires)

Amanda Costa

A Escola do Futuro em Artes Basileu França comemora os seus 54 anos de história com arte e alegria! Números circenses, performances teatrais, danças urbanas, apresentações de grupos sinfônicos, oficinas e colagem artística estão na programação. Essa comemoração vai acontecer neste sábado (23/10), a partir das 15h na praça de alimentação do shopping Passeio das Águas. O acesso do público é gratuito para assistir e participar das atividades.

 

A EFG em Artes Basileu França, instituição ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) completa 54 anos neste sábado (23/10). A origem da instituição se deu por meio da Escola de Artes Veiga Valle, pioneira no ensino da arte no território goiano. Atualmente, ela atende três mil alunos e está sendo gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), via FUNAPE (Fundação de Apoio à Pesquisa), em convênio firmado com o Governo do Estado de Goiás.

A instituição possui como missão oferecer cursos de capacitação e qualificação artística gratuita, desde a formação inicial ao curso superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Teatro e Superior de Tecnologia em Produção Cênica. Diversos grupos da escola são reconhecidos internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França e a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG).

“Justamente por toda a importância histórica e social da EFG em Artes Basileu França é que organizamos essa programação com várias apresentações, no shopping Passeio das Águas. O objetivo é ir até o nosso público! Uma oportunidade para as pessoas aproximarem deste universo da arte e da cultura, como ainda conhecerem mais de perto a nossa escola”, explica o vice-diretor da EFG em Artes Basileu França, Juliano Silvestre.

Programação

Alunos do curso de Teatro vão abrir a programação com duas performances “Parênteses” e “Ricardo II”. Em seguida, o projeto “Vai Idade”, para maiores de 45 anos, sobe ao palco para interpretação da canção “Viagem” e para recitar o poema “Memórias e Reflexões a Goiânia”. Em seguida o “Quarteto de Cordas” da Orquestra Infantil Pedro Ludovico se apresenta.

Por volta das 16h30, o momento será do Circo. Vários números serão apresentados em uma “Variété Circense” para arrancar sorrisos da plateia. Logo depois; o “Quinteto de Metais”, o “Quarteto de Clarinetas e Percussão” e o “Quinteto de Flautas” da Banda Sinfônica Jovem Basileu França serão regidos pelo maestro Gustavo Aprígio.

O Coro Sinfônico Jovem Basileu França se apresenta às 17h15. Na sequência o público vai poder assistir à apresentação “Danças Urbanas” e ainda conferir o “Big Band Basileu França” – uma explosão de sonoridades. Paralelo a tudo isso, os professores da Arte e Educação vão ministrar oficinas de pintura e modelagem. Os interessados poderão chegar e participar, sem a necessidade de inscrição prévia.

Para finalizar, o Coletivo Artes Visuais irá fazer uma intervenção artística “Colagem” em conjunto com o público. A ideia é construir um painel comemorativo dos 54 anos da EFG em Artes Basileu França.

 

SERVIÇO:

Aniversário da EFG em Artes Basileu França

Data: 23/10 (sábado)

Horário: 15h às 19h

Local: Shopping Passeio das Águas

Endereço: Av. Perimetral Norte, nº 8.303 – Jardim Diamantina

Acesso é gratuito!

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS