Mostra faz parte do projeto de requalificação do Cemitério Santana, que tem como objetivo transformar o Santana, localizado no Setor Campinas, em Museu a Céu Aberto

conviteA Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com a Associação das Funerárias, Cemitérios e Crematórios de Goiânia (Afego), realizou, nesta quarta- feira, 26, a exposição de fotos Art Dèco do Cemitério de Nossa Senhora Santana , na Câmara Municipal de Goiânia. Mostra faz parte do projeto de requalificação do Cemitério Santana, que tem como objetivo transformar o Santana, localizado no Setor Campinas, em Museu a Céu Aberto.

A associação defende que o Cemitério Santana, que completa 75 anos de fundação em novembro, transforme-se em ponto turístico. Ele é o mais antigo de Goiânia, foi construído em 1940 e é testemunha da história da capital. Nos seus 290 mil metros quadrados estão sepultadas grandes personalidades do Estado de Goiás. Um exemplo é o jazigo da família de Pedro Ludovico Teixeira, o fundador de Goiânia, e de sua esposa, Dona Gercina Borges Teixeira; o poeta e escritor Leo Lynce; o jornalista Jaime Câmara, fundador do grupo que leva o seu nome; e o primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges. Suas vidas, contribuições e memórias deram forma à história da cidade e do Estado.

O local também é conhecido pela fachada no estilo Art Dèco e pelos imponentes jazigos, que reúnem um belo e rico acervo de monumentos com esculturas de mármore, de granito e de bronze que mais parecem obras de arte.

Segundo a titular da Semas, Maristela Alencar, o projeto vem trazer o resgate cultural e histórico desse importante cemitério, destacando a arquitetura e todo acervo das esculturas existentes, “fazendo assim do Cemitério Santana um museu a céu aberto”. (SECOM/Goiânia)

Serviço
Assunto: Exposição sobre o Cemitério de Nossa Senhora Santana
Abertura: 26 de agosto de 2015
Horário: 9 horas
Encerramento: 02 de setembro de 2015
Local: 1° andar da Câmara Municipal de Goiânia