Artista visual Rafaella Pessoa lança livro de fotografias da Orquestra Filarmônica de Goiás

(crédito: Ágatha de Castro)

Nádia Junqueira Ribeiro

Lançamento vai acontecer no dia 11 de junho com apresentação da orquestra 

Entre os anos de 2014 e 2020, a artista visual Rafaella Pessoa acompanhou mais de 120 concertos e esteve imersa na rotina de trabalho da Orquestra Filarmônica de Goiás como fotógrafa e designer. O encontro dos trabalhos da artista visual e da orquestra resultou num grande acervo de fotografias que Rafaella Pessoa cultivou e agora compartilha no livro “A Orquestra no Coração do Brasil”. O lançamento será no dia 11 de junho às 11 horas no Centro Cultural Oscar Niemeyer e contará com apresentação da própria orquestra, que tem regência de Neil Thomson e o solista convidado será Fábio Zanon. A entrada é gratuita. O financiamento da Lei Aldir Blanc foi a oportunidade encontrada pela artista para dar materialidade e publicidade a esse trabalho que reflete a grandeza da orquestra e a sinergia entre imagem e música.

A Orquestra Filarmônica de Goiás foi criada em 1993. Nos últimos anos ganhou reconhecimento internacional, projeção nacional e um lugar cativo entre o público goiano, que lota todos os seus concertos. A fotógrafa e artista visual, que também desenvolveu a marca que estampa a capa do livro, acompanhou o nascimento e ascensão dessa orquestra e agora oferece ao público um rico material visual destes anos de trabalho. A intenção de Rafaella, com este livro, era a de comunicar o que a orquestra representa para ela e como a vivenciou: “como algo mágico, com altíssimo nível de execução, de artistas, pessoas entregues a um trabalho. Meu desejo é que essas imagens possam comunicar a qualidade dessa orquestra, como um tesouro de Goiás, algo que fomenta uma cena musical muito importante em nosso estado e leva essa qualidade Brasil afora”, compartilha a artista.

Encontro entre fotógrafa e orquestra

Sob a batuta do britânico Neil Thomson, a orquestra assumiu uma proposta inovadora, apresentando obras nunca tocadas e formatos de concertos inusitados capazes de ir até onde o povo está. Para este livro, Rafaella se dedicou a uma cuidadosa seleção de imagens que expressam a pluralidade que atravessa o trabalho da Orquestra. Esta diversidade, alicerce da proposta do regente titular e diretor artístico Neil Thomson, é refletida nos lugares por onde a OFG passou, nos convidados de seus concertos e no envolvimento de uma plateia que se abriu a propostas inusitadas e criativas de repertórios. 

“Goiás é um estado pioneiro e eu queria refletir isso na ousadia do meu programa Todos os nossos concertos são gratuitos: isso era imensamente importante para mim. As pessoas falam de música clássica como se fosse “elitista”, mas acredito que as coisas se tornam elitistas quando as pessoas não têm acesso a elas. O povo de Goiás teve a oportunidade de ouvir, de graça, artistas como Nelson Freire, Antonio Meneses, Isaac Karabtchevsky e Lenine. Isso é único no Brasil”, comenta o regente-titular Thomson, que assina o prefácio do livro. 

Rafaella Pessoa selecionou cuidadosamente os momentos que traduzem a pluralidade e a história que constituíram a reputação e o amadurecimento dessa orquestra, que se tornou um dos maiores tesouros culturais goianos. O livro apresenta registros de concertos em parques, festivais de rock, mas também em igrejas e na sala São Paulo,por exemplo que acabam por matizar o caráter elitista vinculado à imagem de uma orquestra. “Eu quis deixar muito clara a diversidade – possibilidades, locais, enquadramento – dentro de uma instituição que às vezes é vista como muito tradicionalista e propor uma quebra de tradição com essa seleção de imagens. Neil é um maestro que trouxe essa abertura de possibilidades para a orquestra”, compartilha a fotógrafa. 

Thomson atesta como Rafaella Pessoa, enquanto fotógrafa e designer da orquestra, ofereceu um trabalho em sincronia com essa proposta. “Rafa foi uma das pessoas-chave ao desenvolver essa visão da orquestra e nos ajudou ao oferecer um olhar que nos revelou pioneiros e, ao mesmo tempo, enraizados no patrimônio cultural goiano. Ela tem a rara habilidade de capturar o momento: ao ver suas fotografias posso sentir a energia dos músicos e seu prazer em tocar”, comenta o regente-titular.

Sobre a artista

A linguagem artística de Rafaella Pessoa, que está sempre em busca de uma plasticidade barroca, encontrou lugar na estética da orquestra. As expressões dos músicos ao executar seus instrumentos e a forma como a luz incide nesses artistas de forma dramática remetem à memória da pintura barroca e eram o material já acabado pelo qual Rafaella sempre esteve em busca. A seleção das imagens feita pela fotógrafa manifesta essa comunicação entre a sua linguagem artística e a expressividade estética da orquestra, reveladas em imagens que revelam poesia, expressividade e emoção.   

Rafaella Pessoa nasceu em Goiânia, em 1987. É artista multidisciplinar. Tem graduação em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás. Começou a fotografar em 2012 e se especializou na área musical quando se tornou fotógrafa e designer gráfico da Orquestra Filarmônica de Goiás em 2014. Desde então fotografa artistas, festivais e realiza ensaios fotográficos na cidade de Pirenópolis, onde reside atualmente. Se encontra em constante movimento no mundo das artes, estudando e atuando no cinema, na dança e na música. 

Serviço:

Lançamento do livro de fotografias “Orquestra no Coração do Brasil”, de Rafaella Pessoa

Data: 11 de junho (domingo)

Horário: 11 horas

Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer

Entrada gratuita

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS