Pesquisa realizada pela Ticketbis em oito países, inclusive no Brasil, identifica a valorização que os fãs dão aos artistas e bandas que ficam algum tempo sem fazer shows. Maior exemplo é o da cantora Adele cujo preço do ingresso de uma turnê para outra valorizou em 238,15%
Pesquisa realizada pela Ticketbis, plataforma de revenda de ingressos, recentemente adquirida pela StubHub, realizada com 1.000 usuários, em oito países — Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Itália, Alemanha, Brasil, México e Argentina — teve como objetivo saber os efeitos da popularidade e na busca por ingressos de alguns artistas/bandas que ficaram algum tempo sem fazer shows.
Para a pergunta “Pagaria mais por um show de um artista que está há tempos sem se apresentar?”, 72% dos brasileiro disseram estar dispostos a pagar mais por um ingresso. A média global de respostas afirmativas para essa pergunta, entre os norte-americanos, britânicos, alemães, italianos, brasileiros, espanhóis, mexicanos e argentinos, foi de 57%.
O melhor exemplo do que foi identificado nessa pesquisa é a valorização da britânica Adele: o preço médio dos ingressos para sua turnê atual, que passará pelo Brasil em 2017 está custando 238% mais comparando com turnê anterior.
Rihanna (+6,80%), Bruce Springsteen (+15,14%, Maroon 5 (+31,54%) e Selena Gomez (+63,48%) são alguns dos artistas cujas apresentações ao vivo tem custado mais este ano. Mesmo assim, em alguns casos, a lealdade dos seguidores foi incapaz de impedir cancelamentos como foi no caso da Selena e Rihanna.
Por outro lado, o valor de mercado de artistas como Paul McCartney (-20,67%%), Justin Bieber (-9,81%) e Muse (-5,35%), diminuiu em relação às turnês anteriores. Veja na tabela a seguir a variação desses e outros artistas/bandas que realizaram turnê este ano.
GRUPO / ARTISTA | PREÇO MÉDIO (EUROS) TURNÊ 2016 |
ANO DA TURNE ANTERIOR |
PREÇO MÉDIO (EUROS) |
VARIAÇÃO DE PREÇO ENTRE AS TURNÊS |
ANOS DE PAUSA ENTRE AS TURNES |
Adele | 288,04 | 2011 | 85,18 | 238,15% | 5 |
Beyoncé | 165,00 | 2014 | 171,06 | -3,54% | 2 |
Bruce Springsteen | 155,23 | 2013 | 134,82 | 15,14% | 3 |
Coldplay | 191,06 | 2012 | 191,06 | 0% | 4 |
Justin Bieber | 176,56 | 2013 | 195,77 | -9,81% | 3 |
Maroon 5 | 186,12 | 2014 | 141,49 | 31,54% | 2 |
Muse | 119,68 | 2015 | 126,45 | -5,35% | 1 |
Paul McCartney | 189,61 | 2015 | 239,00 | -20,67% | 1 |
Red Hot Chili Peppers | 148,15 | 2014 | 148,26 | -0,07% | 2 |
Rihanna | 119,91 | 2013 | 112,28 | 6,80% | 3 |
Rolling Stones | 261,96 | 2014 | 261,85 | 0,04% | 2 |
Selena Gómez | 137,52 | 2014 | 84,12 | 63,48% | 2 |
Além do principal motivo de pagar mais para ver aqueles ídolos que há algum tempo não se apresentam para o público, os fãs pesquisados também justificaram a disposição de investir mais nos ingressos porque: os integrantes originais do grupo voltaram a se reunir para o show (24,95%); e o artista ou grupo tem tanto significado para ele/ela que não se importa em pagar mais para vê-los ao vivo (21,24%); os membros do grupo estão com idade avançada e pode ser a última turnê deles (15,45%); é um ingresso de “meet-and-greet” (12,64%). Apenas 16,63% do universo pesquisado respondeu não estaria disposto a gastar mais. (Sônia Monfil Cardona)