Bailarinos do Basileu França disputam final do Youth America Grand Prix – YAGP

(divulgação)

Jornalismo Basileu França

Competição terá apresentações de forma online, em virtude da pandemia

                Bailarinos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França participam da final do Youth America Grand Prix – YAGP (Grande Prêmio da Juventude da América), que está sendo realizada desde o dia 06 e segue até 17 de julho, com apresentações das 09h às 23h59. Essas serão as Finais Virtuais Internacionais, devido à pandemia de Covid-19, com transmissão pelo site e pelo canal do YAGP no YouTube. A cerimônia de premiação será no dia 18 de julho, às 12h (horário de Brasília) no canal oficial da premiação no YouTube.

                Ao todo, 17 bailarinos do Basileu França irão concorrer à premiação, em diversas categorias. São eles: Antônia Manrique, Maria Luiza Loberto, Peter Cauã, Maria Eduarda Carvalho, João Felipe Santana, Vivien Palmer, Giovanna Machado, Sabrina Zanini, Nattalia Tiemi, Manoel Domingos, Luiza Almeida, Miguel Artur de Oliveira, Julia Mundim, Ryan Furtado, Alice Campelo, João Pedro Silva e Ryan Cavaline.

            Com histórias, em sua grande maioria, que marcam o início no Ballet quando bem pequenos, e com dificuldades, inclusive financeiras, para percorrerem essa longa trajetória, os jovens bailarinos do Basileu França têm cumprido um cronograma de muitos ensaios e dedicação. “Tem sido uma rotina de bastante ensaios, de variação, de solo, de PADD (Pas de Deux). Mas é muito confortável, porque nós sentimos que estamos avançando a cada dia, na pirueta, no salto, com mais força. É isso que eu sinto quando eu danço, me sinto bem fortalecido”, comenta Manoel Domingos, 12, que começou no Ballet aos 6 anos de idade e se destacou na seleção do “Top 12” do YAGP, neste ano.  

                João Pedro Santos, 12, outro bailarino destaque na final do YAGP, conta que veio do interior de São Paulo para estudar no Basileu França. “Eu iniciei no Ballet aos 10 anos, na cidade de Matão (SP). E eu vim para o Basileu França em um curso de férias, em 2019, e gostei muito. Meus professores já falavam do trabalho da Simone Malta (coordenadora da área de Dança da Instituição), que é bastante conhecido no País, e eu vi que este era o lugar onde eu queria estudar. E com isso eu já participei da final do YAGP em 2019. Foi uma experiência muito boa”, avalia.      

                Assim como João Pedro, outros bailarinos que vieram de outros estados também já participaram da seletiva do YAGP, dentre diversas premiações. São os casos de Ryan Cavaline, 18, que é de Barra Bonita (SP); João Vítor Santana, 17, de Uberlândia (MG); Miguel Artur, 16, de Brasília (DF); Ryan Furtado, 18, de Paraopebas (PA); Peter Cauã, 17, de São Paulo (SP), entre outros. Todos vieram em busca de um grande sonho, o ballet, e no Basileu França têm feito história. “Eu participei da seletiva do YAGP por duas vezes e em todas elas eu fui selecionado, e neste ano eu fiquei em segundo lugar no YAGP. Já participei da seletiva online do Prix de Lausanne e do Festival de Joinville, pelo Basileu França também”, comenta Ryan Cavaline. “Eu conheci o Basileu França através de festival. Eu vi uma coreografia e achei muito bonita. Então eu fui pesquisar e passei a conhecer a Escola. Já participei do YAGP em Nova York, do Festival de Joinville e do Prix de Lausanne online”, complementa João Felipe Santana.

                Já a bailarina Alice Campelo, 18, assim como outros de seus colegas, é natural de Goiânia (GO) e conhece a Instituição há tempos. Aos 15 anos, a jovem iniciou carreira no ballet e, nessa trajetória, já participou de diversos festivais importantes, como o Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA), Passo de Arte Grand Prix, Festival de Dança de Joinville, Festival Internacional de Dança de Santos, Seletiva do YAGP Brasil, entre outros. “Minha expectativa é que eu consiga uma bolsa, porque a minha luta não é fácil. Eu me dedico muito e acredito que eu possa conquistá-la. Este é o meu maior sonho. Enquanto bailarinos, nossa vida é 90% de aulas e ensaios e 10% no palco, apresentando. Nós ensaiamos muito para que possamos evoluir cada vez mais e para que nós possamos dançar bem no palco e alcançar nossos objetivos”, pontua.

Demais datas da programação:

08 de julho (quinta-feira)

• Clássico Pré-Competitivo – 12h (horário de Brasília) – canal do YAGP no YouTube

• Contemporâneo Pré-Competitivo – 12h30 (horário de Brasília)

09 de julho (sexta-feira)

• Competição Pas de Deux – 12h (horário de Brasília) – www.yagp.org

• Competição de conjunto – 13h (horário de Paris) – www.yagp.org

16 de julho (sexta-feira)

• Clássico Júnior – 11h (horário de Brasília) – Canal do YAGP no YouTube

• Junior Contemporary – 14h (horário de Brasília) – www.yagp.org

17 de julho (sábado)

• Clássico sênior – 09h (horário de Brasília) – Canal do YAGP no YouTube

• Contemporâneo sênior – 12h (horário de Brasília) – www.yagp.org

Serviço

Bailarinos do Basileu França disputam final do Youth America Grand Prix – YAGP

Data: até 17 de julho

Horário: 09h às 23h59

Local: www.yagp.or e Canal do YAGP no YouTube

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS