Basileu França aborda a relação entre a arte-educação e a saúde mental da criança durante live

(divulgação)

Jornalismo Basileu França

Profissionais da área irão compartilhar suas experiências acerca do assunto

A Escola do Futuro em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), realiza, nesta terça-feira (06), às 19h, a live “A Relação entre a Arte-Educação e a Saúde Mental da Criança”. A programação online integra o projeto institucional “Conecta – Compartilhando Saberes” e será transmitida pela fanpage @basileufrancaartes.

                Nesta edição teremos a participação do arte-educador, ator, produtor e diretor cênico, Alexandre Camargo; da psicanalista, professora e artista, Mirelle Araújo; da arteterapeuta, arte-educadora e artista visual, Yuze Rasmussem, sob a mediação da pedagoga e coordenadora do Curso de Arte-Educação do Basileu França, Helaine Paula e Souza.

O objetivo é que os convidados compartilhem suas experiências no trabalho com crianças, tanto no meio artístico, quanto no meio educacional, além de discutirem sobre a relação existente entre uma infância bem direcionada e a saúde mental do indivíduo na vida adulta.

Vale ressaltar que a transmissão ao vivo, assim como todas das demais áreas da Escola (Artes Visuais, Arte Educação, Arte e Inclusão, Circo, Dança, Música – incluindo os grupos sinfônicos, Produção Cênica e Teatro), é estritamente de cunho pedagógico. O objetivo, portanto, é promover e disseminar o processo de ensino e aprendizagem.

Sobre os participantes

Alexandre Camargo

Formado em Produção Cênica pela Escola do Futuro em Artes Basileu França. Um profissional com mais de 8 anos de experiência como ator registrados pelo SATED-GO. Integrou o corpo cênico dos espetáculos de ballet do Núcleo de Dança Simone Magalhães por 7 anos (2008-2014) e como performer compôs o elenco da empresa Abracadabra Personagens vivos por 4 anos (2014-2017). Participou de grandes montagens teatrais, como os musicais: A Bela e a Fera (Sales Maia produções – BA), Aladdin (Luiz Roberto Pinheiro – GO) e Mary Poppins (Cia.Henrique Camargo -GO), que tiveram turnês pelo nordeste e sudeste do Brasil. Como professor de Teatro realiza um intenso estudo na área de Arte-educação, tendo desenvolvido diversos trabalhos para o SESC GOIÁS, a SEDUCE GOIÁS e Estudio Dançarte, formulando debates e núcleos de pesquisa em artes dramáticas. Atualmente, integra a equipe do curso de Arte-Educação como professor e diretor de Teatro na Escola do Futuro em Artes Basileu França.

Mirelle Araújo

Psicanalista e psicóloga clínica graduada pela Pontifícia Universidade Católica de goiás (PUC-GO). É atriz profissional, professora de Dança e Teatro. Atuante na clínica há 23 anos com crianças, adolescentes e adultos. Atuou em mais de 30 peças teatrais e como coreógrafa, professora de Dança e Teatro em várias escolas de Goiânia e Rio de Janeiro, dentre elas: Sesc Goiás, Escola Parque, Colégio Ávila, Escola Interamérica, Escola de Dança Studio Dançarte, Studio Carlota Portela, dentre outras. Atualmente, trabalha com adolescentes e adultos, via on-line e presencial, palestras e como professora particular de Comunicação. Apaixonada por arte em geral e Psicanálise.

Yuze Rasmussem

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1992). Pós-graduada em Arteterapia / Educação Especial pela UFG (2001 a 2003). Exerceu a função de Arteterapeuta no extinto Projeto Arte Educação Fundação Jaime Câmara (2003). Foi professora do Nível Superior Profissional, na Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico, Agricultura, Pecuária e Irrigação, entre 2012 e 2017. É arteterapeuta e está na ativa há 15 anos no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Beija-Flor, em Goiânia (GO). Atualmente, também é arte-educadora na Escola do Futuro em Artes Basileu França, onde atua há 09 anos.

Helaine Paula e Souza

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela FABEC. Possui, ainda, os seguintes cursos: Formação Inicial e Continuada em Confecção de Bonecas e Objetos em Tecido, Formação Inicial e Continuada em Técnicas de Pintura a Frio e Formação Inicial e Continuada em Serigrafia, todos pela Escola do Futuro em Artes Basileu França. Atualmente, é coordenadora do Curso de Arte-Educação da Escola do Futuro em Artes Basileu França.   

Sobre o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes”

O “Conecta – Compartilhando Saberes” é uma iniciativa da Produção Cultural e Comunicação do ITEGO em Artes Basileu França, que traz um novo formato de lives 100% virtuais para informar e entreter o público amante da Arte durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Cabe salientar que o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes” abrange a campanha “Arte Solidária”. Esta ação foi criada pela Associação de Pais e Mestres do Basileu França, com o apoio da Escola do Futuro em Artes Basileu França, a fim de arrecadar alimentos para beneficiar a classe artística, em que muitos se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da crise provocada pela pandemia.

Sobre a Escola do Futuro em Artes Basileu França

A Escola do Futuro em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS