Basileu França promove discussão sobre lives artísticas e rentabilidade

Jornalismo Basileu França

(divulgação)

Artistas da área do Teatro participarão do evento  

A Escola do Futuro em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), promove mais uma live do “Conecta – Compartilhando Saberes”, um projeto institucional, nesta terça-feira (29), às 19h, com o tema “Lives artísticas e rentabilidade: difusão cultural e manutenção do artista”. A transmissão ao vivo acontecerá pela fanpage @basileufrancaartes.

O evento online contará com a participação da atriz, criadora, diretora, dramaturga e fundadora do Zabriskie Teatro, Ana Cristina; e da atriz, maquiadora, professora de Teatro, Estéticas Teatrais e integrante do Grupo Plenluno, Izabelle Eleonora; sob mediação da atriz, professora de Teatro, produtora cultural e fundadora do Grupo Plenluno Teatro, Alinne Vieira.

Atualmente, a pandemia tem provocado uma crise devastadora, especialmente no setor cultural. Isso porque o distanciamento social recomendado pelas organizações de Saúde, a fim de reduzir a disseminação do novo coronavírus, provocou o cancelamento de eventos culturais. Desde então, artistas de diversas áreas estão impedidos de exercerem o fazer artístico e, assim, de gerarem renda para seu sustento e de suas famílias.

Tendo em vista essa problemática, a live visa promover o debate sobre o foco das transmissões ao vivo relacionadas à cultura – como difusão cultural e manutenção do artista, as funções dessa ferramenta (live), a questão do entretenimento e da rentabilidade, dentre outros aspectos relevantes nesse contexto.             

                Cabe salientar que a transmissão ao vivo, assim como todas das demais áreas da Escola (Artes Visuais, Arte Educação, Arte e Inclusão, Circo, Dança, Música – incluindo os grupos sinfônicos, Produção Cênica e Teatro), são estritamente de cunho pedagógico. O objetivo, portanto, é promover e disseminar o processo de ensino e aprendizagem.

Sobre o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes”

O “Conecta – Compartilhando Saberes” é uma iniciativa da Produção Cultural e Comunicação do ITEGO em Artes Basileu França, que traz um novo formato de lives 100% virtuais para informar e entreter o público amante da Arte durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus.

Cabe salientar que o projeto “Conecta – Compartilhando Saberes” abrange a campanha “Arte Solidária”. Esta ação foi criada pela Associação de Pais e Mestres do Basileu França, com o apoio da Escola do Futuro em Artes Basileu França e visa arrecadar alimentos para beneficiar a classe artística, em que muitos se encontram em situação de vulnerabilidade por conta da crise provocada pela pandemia. As doações podem ser feitas no Basileu França, situado à Avenida Universitária nº 1750, no Setor Leste Universitário. Já para aqueles que pretendem se cadastrar e ser um(a) beneficiário(a) da campanha, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: www.basileufranca.com.br/soulidario.

Sobre a Escola do Futuro em Artes Basileu França

A Escola do Futuro em Artes Basileu França teve origem em 1967, na Escola de Artes Veiga Valle. A instituição possui como missão oferecer capacitação artística, desde o início até a formação superior, nas seguintes áreas: Arte Educação, Arte Inclusão, Artes Visuais, Circo, Dança, Música, Superior de Tecnologia em Produção Cênica e Teatro. Atualmente, diversos grupos da Escola de Arte são reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Balé do Teatro-Escola Basileu França, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG), dentre outros.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS