Centro Cultural Oscar Niemeyer anuncia Filarmônica 2019 e Cineclube

Orquestra Filarmônica de Goiás (créditos: Rafaella Pessoa)

Como parte da meta de consolidar o Centro Cultural Oscar Niemeyer como um espaço para democratização das artes e da cultura, a Orquestra Filarmônica de Goiás realiza o primeiro concerto de sua temporada 2019 no dia 28 de março, quinta-feira, às 20h30, no Palácio da Música. Sob a regência do Diretor Artístico da instituição, Neil Thomson, serão apresentadas a Sinfonia n.1 de Haydn, Rei Cristian II (suíte) de Sibelius e a Sinfonia n.2 de Bruckner. O Centro Cultural Oscar Niemeyer é unidade da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás.

Neil Thomson destaca que 2019 promete grandes conquistas para a Filarmônica de Goiás. “A Filarmônica desfrutou de um incrível período de crescimento artístico nos últimos anos e, em 2019, continuaremos a conquistar novas fronteiras. A nossa instituição já tem a reputação de ser a orquestra “indie” do Brasil, um grupo que tem seu próprio jeito de fazer as coisas. Inovador no repertório, na apresentação e no estilo de se apresentar. 2019 não será uma exceção a isso!”.

Em 2019, o objetivo da Filarmônica é proporcionar concertos que permitam a interação da plateia com os músicos a exemplo do que foi realizado em dezembro de 2018, na apresentação “Dos cânions às estrelas” em que a orquestra se apresentou no formato 360º.

Compositores como Dvoràk, Schubert, Berwald, Beethoven, Jonh Cage e outros estarão presentes nos repertórios do primeiro semestre. A grande novidade deste ano é a estreia das séries “Chega Mais” e “Ecos”, que irão ocorrer em diversos palcos da Goiânia com repertórios contemporâneos. A Filarmônica também continua seu exitoso trabalho de educação musical com a realização dos Concertos Didáticos e Concertos Acadêmicos. Também estão previstas apresentações em diversas cidades do interior do Estado.

Além do início da Temporada 2019 da Filarmônica, o Centro Cultural Oscar Niemeyer anuncia também o início do Cineclube do CCON que visa proporcionar lazer e descontração por meio das lentes do cinema. Serão apresentados filmes que não integram o circuito comercial, sendo que o público poderá participar da escolha destes por meio de enquetes nas redes sociais. As sessões ocorrerão uma vez por mês no Monumento aos Direitos Humanos. Ao final da exibição, haverá roda de conversa entre os participantes e especialistas convidados. A primeira sessão do evento já tem data e ocorrerá no dia 21 de março, às 20hrs. A participação é gratuita.

Nestes primeiros meses do ano, a equipe administrativa e técnica do Centro Cultural desenvolve estudos para potencializar a vocação cultural do centro e assim oferecer uma programação sólida e diversificada a população goiana.

Já foram realizadas reuniões com representantes da Academia Goiana de Letras, da Universidade Federal de Goiás e da Secretaria Estadual de Cultura. O objetivo é que as instituições culturais e acadêmicas do Estado possam utilizar os diversos espaços do CCON para realizar eventos variados. A equipe do Gabinete Gestor do Centro Cultural também elabora projetos para a realização de seminários temáticos, rodas de conversa e eventos musicais. (Juliana Junqueira)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS