CERVEJEIROS E AMIGOS DO MEIO AMBIENTE

(divulgação)

Kasane

Tendência no universo da cervejaria, o growler pode ser reabastecido várias vezes e já é o queridinho dos amantes de bebidas artesanais em Goiânia e no país 

 

Muito comum em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, o growler, além de uma prática divertida e prazerosa para quem gosta de cerveja e chope, torna o consumo dessas bebidas sustentável, com o menor consumo de garrafas de vidro ou latas de alumínio. São garrafões retornáveis que garantem a bebida fresca, mais barata e parceiros do meio ambiente. Os growlers, que já são encontrados no Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, estão ganhando cada vez mais adeptos em Goiânia.  

Com os growlers, os cervejeiros reutilizam um recipiente próprio, que variam de 1 a 5 litros, para o armazenamento de cervejas e chopes especiais que saem direto das torneiras nas tap rooms. Os vasilhames podem ser encontrados em materiais como aço inox, porcelana e em pet descartável. Ah, e o cliente paga apenas pelo líquido. “Os growlers são uma febre no mercado cervejeiro pois possibilitam que as pessoas apreciem os mais variados tipos de chope em casa sem precisar locar ou ter uma chopeira. Facilitam muito a vida pois são comercializados em variados volumes, podem ser armazenados em geladeira e mantém a bebida fresca por até sete dias”, explica o empresário Felipe Fortunato, proprietário da franquia Cervejaria Louvada, que acaba de ser inaugurada em Goiânia.  

A Cervejaria oferece o taproom, uma loja com torneiras de seus vários estilos de chopps para os clientes degustarem ali mesmo e viverem uma nova e saborosa experiência. Após escolher o sabor de sua preferência, o growler permite levar até 2 litros para casa. O cliente também encontra mais de 20 rótulos disponíveis também em garrafas. Os valores dos chopes e cervejas variam entre R$ 8 e R$ 20,00. Marcas goianas, como a Cervejaria Colombina, também seguem o mesmo modelo.  

“Para nós, independente da escolha do cliente, o melhor de tudo isso é poder levar o melhor dos nossos produtos para o consumidor da forma que ele preferir. Seja no nosso taproom ou na sua casa, confortavelmente, apreciando um rótulo especial”, destaca o empresário. 

Quem criou e quem usa o growler? 

Sabe-se que o growler é uma criação americana, apesar de ser um estilo de armazenamento de cerveja também muito utilizado na Europa. Ele foi criado no século 19 para que a população americana conseguisse consumir suas cervejas em casa, já que naquela época as cervejas pasteurizadas em garrafas não eram tão comuns. 

Com a popularização do consumo de cerveja em garrafa, os growlers perderam espaço, retornando a circular nas cidades americanas e europeias dentro do universo das cervejas especiais – também chamadas de craft beers –, quando voltou a efervescer nessas partes do mundo. 

O growler para cerveja chegou ao Brasil junto com essa nova maneira de consumir e saborear cervejas e chopes especiais. Atualmente, boa parte dos bares e lojas especializadas nessa bebida já oferece a opção de comprar suas cervejas favoritas “on tap”, isto é, direto da torneira de chope ou de cerveja.  

Posso colocar qualquer tipo de cerveja no growler? 

O growler foi planejado especificamente para as cervejas oferecidas em torneiras, como é feito com os chopes. Para usá-lo é muito simples, basta procurar as lojas e cervejarias que contam com o serviço de cerveja “on tap” e pedir para encher o seu recipiente. 

Quais os cuidados que preciso ter com esse recipiente? 

Para garantir que o growler para cerveja ou chope seja capaz de manter o sabor e aroma da bebida, é preciso ficar atento a alguns cuidados básicos: 

  • Limpe sempre o recipiente após o uso. Lave com água e uma pequena gota de detergente. Evite o uso de produtos de limpeza ou álcool; 
  • Valorize o enxágue correto do material para não deixar sobrar nem um pouquinho de espuma ou detergente em seu interior; 
  • Cuidado ao manipular o recipiente, especialmente os growlers de cerâmica: qualquer rachadura ou trincadinha pode prejudicar a pressão interna, que favorece o armazenamento da bebida; 
  • Passe um pouco de água no growler antes de levá-lo para encher, mesmo que esteja limpo, para ajudar a remover qualquer poeira ou resíduo que possa estar depositado no seu interior. 

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS