Conteúdo Comunicação / Isadora Bertolini

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há mais de quatro meses e com mais de 850 mil visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Na próxima quinta-feira (26/11), a série estreia as obras de ficção “O Conformista” e “A Filha”, o documentário “Batalha”, o título “Supa Modo”, pelo Cine África, e a obra de animação “Um Gato em Paris”, para o público infantil, pelo CineClubinho.

Dentre as novidades da semana, está o título “O Conformista”, de Bernardo Bertolucci. A obra de ficção se passa na Itália de 1938, sob o poder de Mussolini. Um italiano torna-se lacaio fascista. E em uma viagem de lua-de-mel à Paris, recebe ordens do capo da máfia para planejar o assassinato de um antigo professor, agora um dissidente político. Classificação indicativa: 14 anos.

Outra estreia de ficção da série Cinema #EmCasaComSesc é “A Filha”, de Simon Stone. Longe de sua cidade há anos, Christian volta à casa de sua família para o casamento de seu pai, Henry. Relembrando o passado, ele se reconecta com o amigo de infância Oliver e conhece a família dele. Isso o leva a descobrir um segredo que está há muito tempo enterrado. Enquanto Christian tenta corrigir os erros do passado, suas ações ameaçam destruir as vidas daqueles que deixou anos atrás. Classificação indicativa: 16 anos.

Já o documentário “Batalha”, do cineasta brasileiro Cristiano Burlan, retrata as batalhas de rimas – slams – do extremo leste da cidade de São Paulo, onde a poesia é realidade. O título estreou no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2019. Classificação indicativa: 12 anos.

Cine África – que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia e Nigéria – estreia nesta semana o título “Supa Modo”, de Likarion Wainaina. A obra de ficção fala sobre Jo, uma garota de nove anos que tem uma doença terminal e sai do hospital para viver seus últimos dias em casa com a mãe e a irmã. Seu único conforto nesse momento difícil é sonhar em ser uma super heroína. A família de Jo e a comunidade local tentam tornar o sonho da menina possível. Classificação indicativa: livre.

Pelo CineClubinho, espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infanto-juvenil, o destaque da semana é a animação “Um Gato em Paris”, de Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli. Dino é um gato que compartilha sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé – a filha de Jeanne, uma chefe de polícia. De noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico – um ladrão de grande habilidade. Jeanne está investigando vários roubos de joias e ainda precisa cuidar da vigilância do Colosso de Nairóbi, um grande monumento cobiçado pelo bandido Costa. Dino é testemunha de tudo que acontece e viverá muitas aventuras. Para assistir, basta acessar sescsp.org.br/cineclubinho .

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc

ESTREIAS 26/11

O CONFORMISTA
(Dir.: Bernardo Bertolucci | Alemanha Ocidental, França, Itália | 111 min | 1970 | Ficção | 14 anos)
Na Itália de 1938, sob o poder de Mussolini, um italiano torna-se um lacaio fascista. Em viagem de lua-de-mel à Paris, recebe ordens do capo para planejar o assassinato de um antigo professor, agora um dissidente político.

A FILHA
(Dir.: Simon Stone | Austrália | 96 min | 2016 | Ficção | 16 anos)
Longe de sua cidade há anos, Christian volta à casa de sua família para o casamento do seu pai Henry. Relembrando o passado, ele se reconecta com o seu amigo de infância Oliver e conhece a família dele. Isso o levará a descobrir um segredo que está há muito tempo enterrado. Enquanto Christian tenta corrigir os erros do passado, suas ações ameaçam destruir as vidas daqueles que ele deixou anos atrás.

BATALHA
(Dir.: Cristiano Burlan | Brasil | 75 min | 2019 | Documentário | 12 anos)
No extremo leste da cidade de São Paulo, a poesia é realidade.

CINE ÁFRICA

SUPA MODO
(Dir.: Likarion Wainaina | Quênia, Alemanha | 74 min | 2018 | Ficção | Livre)
Jo, uma garota de nove anos que tem uma doença terminal, sai do hospital para viver seus últimos dias em casa com a mãe e a irmã. Seu único conforto nesse momento difícil é sonhar em ser uma super heroína. A família de Jo e a comunidade local tentam tornar seu sonho possível.

CINECLUBINHO

UM GATO EM PARIS
(Dir.: Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli | França | 70 min | 2010 | Animação | Livre)
Dino é um gato que compartilha sua vida entre duas casas. Durante o dia, ele vive com Zoé, a filha de Jeanne, uma chefe de polícia. Durante a noite, ele escala os tetos de Paris em companhia de Nico, um ladrão de grande habilidade. Jeanne está investigando vários roubos de joias e ainda precisa cuidar da vigilância do Colosso de Nairóbi um grande monumento cobiçado pelo bandido Costa. Dino é testemunha de tudo que acontece e viverá muitas aventuras.

CINESESC
Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Série Cinema #EmCasaComSesc
Desde o início de junho, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.