Construtora libera estacionamento de obras para desafogar as ruas

Projeto vem sendo desenvolvido desde 2015 nas obras da Dinâmica Engenharia. Nesta quarta-feira, 24 de janeiro, às 8h, a iniciativa será apresentada ao titular da SMT, Fernando Santana, e a outras autoridades

 

Nesta quarta-feira, 24/1, às 8h da manhã, o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, representantes da entidades do setor imobiliário Ademi e Sinduscon, o deputado estadual Lívio Luciano,  o coordenador do Plano Diretor, Henrique Alves, entre outras autoridades, irão até  a obra do Residencial Detàil Vaca Brava, em construção na Rua T-54 no Setor Bueno. A visita servirá para conhecerem o projeto da Dinamica Engenharia, que, desde 2015, abre o estacionamento dos seus prédios em construção – que ficam prontos antes do final da obra – para os colaboradores estacionarem seus carros e motos.  São pelo menos 50 veículos a menos nas ruas.

A medida contribui para diminuir o volume de veículos que ocupam a vizinhança durante todo o período comercial. E toda contribuição é válida diante do crescimento de veículos na capital. Dados do Departamento de Trânsito de Goiás (DETRAN), mostram que na capital o número de veículos já ultrapassa os 1,1 milhão, o que resulta numa relação de 1,18 pessoa por veículo. O número já deixa tensos os motoristas especialmente neste fim de janeiro, época de  retorno das aulas na maioria das escolas da capital. Além da paciência para lidar com o tráfego mais intenso, os motoristas também enfrentam a dificuldade para estacionar.

A obra do Residencial Detàil é um dos canteiros onde o projeto foi implantado. Vizinho de cinco instituições de ensino, além de muitas clínicas médicas, o estacionamento beneficia cerca de 50 colaboradores, tirando seus carros e motos das ruas. “Deixamos de ocupar os dois lados de rua de 240 metros”, calcula Marco Antonio de Carvalho, engenheiro residente da obra.  O encarregado de obra, Osvaldo Silva, 54 anos, conta que o estacionamento dentro da obra trouxe mais tranquilidade no dia a dia. “Antes precisava chegar à obra 6h20 no máximo, caso contrário não encontrava vaga ou precisava estacionar muito longe”, explica.

A medida beneficia também a vizinhança e a comunidade que circula pela região. Em algumas fases da obra, o número é ainda maior e o estacionamento acolhe clientes, visitantes e prestadores de serviço. “É uma medida bacana porque, especialmente no período de aulas, é quase impossível encontrar uma vaga por aqui”, diz  Evandro Araujo dos Santos, que trabalha com gesso.

Essa é a terceira vez que a Dinâmica Construtora implanta o projeto do estacionamento nas obras. A primeira experiência foi realizada no Residencial Only Marista, construído próximo ao Parque Areião. Depois, diante dos bons resultados, foi implementado na obra do Residencial Poème Lago das Rosas, que foi construído na orla do Lago das Rosas, no Setor Oeste.

Criar esses espaços para estacionamento dentro dos empreendimentos foi possível graças à mudança da ordem construtiva das obras.  “A fim de monitorar a qualidade do nosso acabamento, há algum tempo, nós optamos por concluir o subsolo, térreo e mezanino, antes de começar a ‘subir’ a estrutura do prédio.  Com o pronto, percebemos que poderíamos dar a ele esta função temporária e, assim, tornar este período de obras mais confortável para os colaboradores e a vizinhança também”, observa o diretor da Dinâmica Engenharia, Mário Valois. As vagas ficam disponíveis até a fase final da obra.

Segurança

Outro benefício para os colaboradores é a segurança do seu patrimônio. “Sempre quando deixava de fora ficava receoso de roubarem o som, arranharem ou baterem ou até mesmo levarem o veículo. Por mais que eu tenha seguro é umas situação chata de transtorno. Agora com o estacionamento fico mais calmo, corro menos riscos”, complementa Osvaldo Silva.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, até o mês de agosto deste ano foram furtados mais de dois mil veículos na capital. Em novembro de 2016, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), apontou que Goiás é o Estado com o maior índice proporcional de furtos e roubos de carros em todo o país. A taxa é de 798 ocorrências desse tipo crime para cada 100 mil veículos. Nosso Estado está à frente do Rio de Janeiro (775,8) e São Paulo (717). Os dados são em referência ao ano de 2015, em que foram furtados ou roubados 28.294 automóveis em Goiás. (Johny Cândido)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS