A apresentação de Um Fantasminha Corajoso acontece no domingo. (divulgação)
Jornalismo Basileu França

Neste ano, o evento foi adaptado para o ambiente digital devido à pandemia da Covid-19

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), por meio da Coordenação de Teatro, promove a XVIII Mostra Teatral Desaguar Web, entre os dias 26 e 29 de novembro, às 19h. A programação, que é realizada anualmente, foi adaptada para o meio on-line em virtude da pandemia da Covid-19 e será transmitida pelo canal do YouTube – youtube.com/basileufrancaartes.

Com esse projeto, a Coordenação de Teatro visa proporcionar ao público o acesso às produções artísticas dos processos de criações dos alunos egressos dos cursos de Formação Inicial e Continuada em Teatro (FICT) e de Formação Inicial e Continuada em Interpretação Teatral (FICIT). Dessa forma, o objetivo é propiciar uma reflexão artística acerca do desenvolvimento pedagógico no fazer teatral, durante o período da pandemia do novo coronavírus, na tentativa de buscar a reinvenção de novas formas artísticas de aprimoração, expressão e da capacidade de criar, recriar, interpretar e modificar. Tudo isso, de acordo com os signos teatrais a partir do corpo, da voz e dos movimentos para a composição dos vídeos.

A programação é composta por quatro webséries, sendo: JoanasBergamotasPedro Pedreiro e Um Fantasminha Corajoso. Os trabalhos tiveram a orientação pedagógica dos professores Hélio Fróes, Jéssika Hannder, Vanessa Croft e Eliana Santos.

Além das webséries mencionadas acima, o público poderá conferir as webséries Oratórios (YouTube FETO Teatro) e Oskar (Instagram @oskarserie), a série de podcasts Corpo em Prosa (Spotify) e o projeto A Sentença da Existência Real – SER (YouTube Projeto Oratórios), que são convidados para compor a Mostra Teatral Desaguar Web.  

Programação:

26/11 – Quinta-feira, às 19h: Joanas

27/11 – Sexta-feira, às 19h: Bergamotas

28/11 – Sábado, às 19h: Pedro Pedreiro

29/11 – Domingo, às 19h: Um Fantasminha Corajoso