DAN GALERIA abre exposição de Franz Weissmann que marca a inauguração da DAN GALERIA INTERIOR, na região de Sorocaba

CUBO AZUL (crédito: João Cazzaniga)
a4&holofote comunicação / Ana Lima 

A DAN GALERIA celebra a grandeza da obra de Franz Weissmann com a abertura de um jardim de esculturas em seu novo espaço, a DAN GALERIA INTERIOR, localizada a 100 km da cidade de São Paulo

 

Em parceria com o Instituto Franz Weissmann, que assina curadoria, a exposição ENTRE O MATERIAL E O ESPIRITUAL apresenta o pioneirismo de FRANZ WEISSMANN (1911 – 2005), artista que envolveu ativamente o espectador na obra, anos antes da publicação do Manifesto Neoconcreto, de 1959, do qual foi signatário. A mostra fica aberta para visitação a partir de 30 de novembro, terça-feira, na DAN GALERIA, na cidade de São Paulo, e na DAN GALERIA INTERIOR, novo espaço localizado no complexo Bandeiras Centro Empresarial, área de empreendimentos na cidade de Votorantim.

Em 1951, a obra Cubo Vazado, de Franz Weissmann, já apresentava todas as características que poucos anos depois passariam a ser celebradas como fundamentais para o salto da arte brasileira rumo ao Construtivismo: autonomia da forma em total afastamento da representação mimética, foco na ideia matemática que ordena a composição, envolvimento do espectador tanto sensorialmente quanto mentalmente. Daí a obra oscilar, para quem a observa, entre o sensorial e o intelectual ou, para usar a expressão do próprio artista, “entre o material e o espiritual”.

Esta satisfação dos sentidos e do intelecto é apresentada na DAN GALERIA INTERIOR em 15 esculturas que impressionam pela junção de monumentalidade e leveza, enquanto que o espaço da DAN GALERIA no bairro dos Jardins, em São Paulo, abrigará a diversidade lúdica de 37 pequenas maquetes coloridas, criadas por Weissmann entre os anos 1940 e 2003. O conjunto foi selecionado pela direção do Instituto Franz Weissmann dentre cerca de 1000 diferentes protótipos criados pelo artista, muitos deles nunca expostos e nem fabricados em escala escultórica.

Tanto nas maquetes quanto nas grandes esculturas percebe-se a ativação do espaço vazio que marca a obra de Weissmann. Entre os planos e as linhas das criações do artista vê-se a forma do que antes era invisível, recortes que transformam o espaço em uma renda geométrica. Recolhendo a percepção sensorial desses recortes e entregando-a para o processamento intelectual, adivinha-se a fórmula geométrica do recorte, de tal forma que se possa imprimi-la ao espaço mesmo quando o metal da escultura não estiver presente. É por isso que Weissmann dizia que o melhor lugar para instalar sua obra é na memória. É possível transformar as toneladas de aço colorido ou de vergalhões de ferro em uma forma espiritual, abstrata, intelectual que, sem peso, vive na mente do espectador.

Esta exposição em dois espaços ativa também dois tempos: a ideia representada na maquete aguarda perenemente para ser concretizada, ou melhor, neoconcretizada, pois será inseparável do tempo do espectador que, desde o Cubo Vazado de 1951, tornou-se participador.

A força, perenidade e elegância das obras da exposição ENTRE O MATERIAL E O ESPIRITUAL marcam os 50 anos de existência da DAN GALERIA, dos quais 20 anos transcorreram em frutífera parceria com o Instituto Franz Weissmann. O espaço DAN GALERIA INTERIOR nasce ativado pela magnitude da obra do grande artista do Neoconcretismo.

Sobre a DAN DAN GALERIA INTERIOR

Além do espaço expositivo, que deve receber de quatro a oito exposições por ano, a infraestrutura da DAN GALERIA INTERIOR conta com reserva técnica para armazenamento de seu acervo e dispõe de um heliponto. O setor educativo da instituição irá proporcionar atividades e ações de cunho sociocultural, como visitas mediadas e debates entre artistas representados pela DAN GALERIA e outros artistas da região metropolitana da região de Votorantim e Sorocaba, criando uma interface mais atrativa também para o público local.

À frente da DAN GALERIA INTERIOR está Cristina Delanhesi, empresária e produtora cultural com ampla experiência em produção executiva e formatação de projetos culturais. Cristina criou, juntamente com um grupo da sociedade civil, o MACS – Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, instituição que preside desde 2008. Além disso, também foi produtora executiva de grandes companhias de dança contemporânea, como a Cia Deborah Colker, e de Concertos Internacionais que circularam pelo interior do Estado de São Paulo. Em suas atribuições, articula-se tanto com produções independentes quanto com parcerias com o poder público.

Sobre a DAN GALERIA

A DAN GALERIA foi fundada em 1972, em São Paulo, por Gláucia e Peter Cohn, com o objetivo de desenvolver a arte brasileira e seu mercado. Nos primeiros anos de atividade, a galeria concentrou-se exclusivamente na arte moderna brasileira, apresentando obras de importantes artistas do movimento modernista de 1920, tais como Di Cavalcanti, Antonio Gomide, Ismael Nery, Tarsila do Amaral, entre outros.

Aos poucos, artistas como Alfredo Volpi, Cicero Dias, Antonio Bandeira e Yolanda Mohalyi foram incorporados à galeria. Em 1985, Flávio Cohn, filho do casal fundador, juntou-se à galeria criando o departamento de arte contemporânea. Posteriormente, Ulisses Cohn também se associou à galeria completando o quadro de direção.

Nos últimos vinte anos, a galeria exibiu e representa nomes como Lygia Clark, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Macaparana, Sérgio Fingermann, Jose Spaniol, Laura Miranda,Rodrigo de Castro, Denise Milan, Cristiano Mascaro, Valentino Fialdini, Raquel Kogan, Teodoro Dias, Paulo Climachauska, Luca Benites, Manoel Veiga, Ivald Granato e artistas internacionais como Max Bill, Joseph Albers, Sol Lewitt, Antoni Tapies, Jesus Soto, Cesar Paternosto, Jose Manuel Ballester, Miguel Chevalier, Pascal Dombis, Adolfo Estrada, Knopp Ferro, Ian Davenport, Lab (au), Jong Oh, Kenneth Martin e Mary Martin. A DAN GALERIA sempre teve por propósito destacar artistas e movimentos brasileiros desde o início da década de 1920 até hoje. Ao mesmo tempo, mantém uma relação próxima com artistas internacionais, uma vez que os movimentos artísticos historicamente se entrelaçam e dialogam entre si sem fronteiras.

Serviço

FRANZ WEISSMANN – ENTRE O MATERIAL E O ESPIRITUAL

Curadoria: Instituto Franz Weissmann
Período expositivo: 30 de novembro de 2021 a 29 de janeiro de 2022

DAN GALERIA
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 13h
Rua Estados Unidos, 1638, Jardins, São Paulo, SP. (11) 3083-4600

DAN GALERIA INTERIOR

Bandeiras Centro Empresarial – Av Ireno da Silva Venâncio, 199, Votorantim
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 13h. Visitas devem ser agendadas pelo Fone/Whatsapp 015 99761-8907.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS