proporcao_abstrata_2016_acrilica_sobre_poliacetato_de_vinilo_e_fio_de_cobre_66x56cm_rodrigo_franzao

O artista plástico Rodrigo Franzão segue sua carreira internacional iniciada no ano passado ao apresentar na exposição “Plano e Abstrações” 16 obras de sua autoria, no período de 5 de maio a 3 de julho de 2016, no Centro de Exposições de Odivelas, em Portugal. Entre suas criações estão telas, esculturas, instalações e vídeo arte.

As telas fazem parte de uma série em andamento que prioriza as formas geométricas puras e uma paleta de cores vibrantes. O título da mostra é uma referência à concepção atribuída a própria palavra ‘abstrair’. Aproveitando-se de sua operação intelectual, ‘abstrair’ consiste em isolar em planos os componentes que, por vezes, pertencem a um conceito comum, mas que quando isolados não carecem de informação.

“Plano e Abstrações” apresenta pintura, instalação e vídeo. Utilizando materiais de diferentes sensibilidades para compor planos geométricos abstratos, Franzão aproxima cores vibrantes a planos geométricos puros. Linhas retas e circulares, em maioria, são complementadas com estruturas metálicas em fio de cobre e rearranjadas com planos de cores uniformes, para que o observador seja instigado ou sinta a necessidade de manipular as obras a fim de entender a relação entre os elementos visuais.

Na mostra, os elementos da pesquisa artística estão organizados a estruturar unidades singulares que pretendem captar a atenção do espectador seja pela sua familiaridade, seja pelas condições geométricas que podem ser recortadas e formadas e que atentam o olhar para sua condição visual total. (Débora Camargo)

SERVIÇO:

Período: de 05/05 a 03/07/2016

Local: Centro de Exposições Odivelas

Rua Fernão Lopes, 2675-348 Odivelas, Portugal

http://www.cm-odivelas.pt/cultura@cm-odivelas.pt

F. +351 219 320 800 e F. +351 210 493 195