A designer de joias e gemóloga Rosana Hummel expôs recentemente o seu trabalho na cidade de Augsburgo, na Alemanha. Natural de Catalão (GO), ela fabrica joias de conceito em ouro reciclado, frequentemente combinado com pedras preciosas e elementos da natureza, que visam sensibilizar a população e as políticas públicas para a valorização e a preservação do meio ambiente.A convite da Weltladen Augsburg, da Werkstatt Solidarische Welt e da associação alemã Mulheres pela Paz, Hummel produziu uma coleção especial para a ocasião intitulada ‘Café da Paz’. “A coleção é toda voltada para o café, o cafezinho da paz. É um convite para nós, mulheres, sentarmos e discutirmos a possibilidade de criarmos elos e entrelaçarmos nossas raízes para que possamos, juntas, buscar um lugar melhor para todos”, conta a artista.
O acervo foi exposto de 28 de setembro a 2 de outubro e segue na Alemanha para ser exibido em outros eventos. Nesses cinco dias, a designer também apresentou parte das coleções Águas, Flora e Fauna Exótica, que trazem peças ligadas ao meio ambiente, tais como os morcegos das cavernas, os lagartos, as abelhas, entre outros bichos.
Na cidade, Hummel ainda teve a oportunidade de participar de uma reunião da Agenda 21, onde falou da importância do Cerrado brasileiro.
Sobre a designer
Rosana Hummel é natural de Catalão (GO), mas hoje reside em Brasília (DF). No ano de 2022, ela criou a marca de joias sustentáveis Arbare. A escolha do nome, que significa “vinda da floresta”, é devido à ligação com a sua ancestralidade oriunda da Floresta Negra, Baden, na Alemanha, e a floresta brasileira. “Nascendo o triângulo afetivo de uma designer e duas florestas”, completa.
Hummel pontua que as peças desenvolvidas pela Arbare vêm de uma relação intrínseca com os biomas. “O ouro de reaproveitamento tem como principal objetivo diminuir a extração de ouro e ajudar a colocar freios na exploração, permitindo que a natureza descanse”, destaca a designer. “Num país onde os biomas pedem socorro, a Arbare é um pequeno ponto fazendo a diferença”, acrescenta.
A designer já expôs em outros países como Itália e Holanda; participou de eventos de renome como Fashion Week, Fashion Rio, Feninjer, Brazil Gem Show e Feira Internacional de Joias e Pedras Preciosas, entre outros; e colaborou com variadas publicações como Concretamente Brasília, Panorama Capital e Flora Graciosa do Cerrado, todos do Sebrae. Também foi autora do anel Luis Cruls, em homenagem à Brasília, e possui uma enciclopédia, ainda não publicada, sobre as gemas brasileiras.