DOS PALCOS ÀS TELAS: FLORES DE GOYÁ LANÇA NOVA PROPOSTA AUDIOVISUAL

Produção de Tainá Pompêo, o Pequenino Filme bilíngue Darãn-gà faz jus ao nome do projeto cultural que integra diferentes formas de arte. Lançamento digital acontece dia 06, próxima quinta

Making Off_2

Uma experiência sublime, recheada de sentimentos transpostos em manifestações artísticas e culturais que encantam os olhos e instigam a mente. Assim é Darãn-gà, o “pequenino filme” dirigido e produzido por Tainá Pompêo, fundadora, compositora, diretora artística e produtora do Projeto Cultural Flores de Goyá, que, após se consagrar em duas edições como miscelânea de artes e apresentação de artistas goianos, neste mês abre alas aos primeiros passos da produção cinematográfica.

O lançamento digital de Darãn-gà acontece na próxima quinta-feira, 06 de abril, no site oficial do Flores de Goyá. A première online marca a passagem do projeto para a tela, inserindo no cenário cultural goiano uma proposta audiovisual ousada. Com cerca de seis minutos e bilíngue português-francês, o Pequenino Filme poderia ser considerado um mini musical ou até documentário reflexivo – é composto por vídeo musical, com letra e melodia de Tainá, seguido por uma reflexão em francês sobre o tema proposto.

A música cantada no vídeo recebeu voz doce e interpretação de Bebel Roriz, cantora, compositora e corista da Orquestra Sinfônica de Goiânia desde 2011. E os nomes de peso em Darãn-gà não param por aí: a canção tem participação especial de violão de Marcelo Barra, um dos maiores cantores e compositores goianos desta época, e dança com coreografia de Valeska Gonçalves, que performa com a também bailarina Jackeline Leal. Ambas são bailarinas do Projeto Cultural de Artes Integradas Flores de Goyá, carregando no currículo integração na Quasar Cia. de Dança, antiga companhia reconhecida internacionalmente por sua atuação em dança contemporânea.

Tainá Pompêo, hoje discípula da escola francesa, explica que o nome Darãn-gà é um mantra criado por ela. “Ele nos remete à plena harmonia existencial com os ciclos da vida, aos doces movimentos da natureza, com resignação e amor incondicional unidos à plena consciência do existir e de um evoluir altruísta”, descreve. A compositora, que também é engenheira civil formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), sempre teve talento para música, pois integra uma família intimamente ligada à arte.

Desenhando o enredo

O Pequenino Filme foi inspirado e dedicado, inclusive, ao centenário de sua avó, Ophelia Jayme de Pina – nascida em 1917, em Pirenópolis, e finada em 2015 –, figura matriarca à frente de seu tempo, notória em Goiás por sua atuação como professora e pianista. O enredo é ambientado na antiga casa de Ophelia em Goiânia, na Avenida Araguaia, Setor Central, com narrativa que traz a personagem Vó Ar percorrendo sua própria casa abandonada repleta de lembranças, oscilando entre o real e o sonho. No cenário, a casa é o local em que Vó Ar viveu toda sua vida. “Uma parte dela que ali ficou, ou uma máscara que ela usou por pressões sociais? Um membro da família que ali está ou apenas uma doce memória? É um filme de apenas alguns minutos, mas com cargas intensas de reflexão”, instiga Tainá.

Altamente psicológica e espiritualista, a trama aborda uma disputa entre o ego e a consciência e o abismo profundo, convidando o espectador à análise das manifestações da dualidade humana, yin e yang, ego e alter-ego, realidade e imaginação. Tainá imprime em Darãn-gà um quê para atiçar o senso crítico, característica também presente em algumas de suas composições para o Flores de Goyá, levando ao público mensagens emocionantes de altruísmo social e respeito à natureza. O Pequenino Filme Darãn-gà conta com apoio da Diverso Filmes, e seguirá, após seu lançamento, para Paris, França, onde Tainá está atuando.

Sobre o Flores de Goyá

Em 2012, Tainá Pompêo realizou o sonho de contribuir com a cultura goiana e a MPB feita no Estado, reverenciando em poesia, música e arte a beleza e as delícias do cerrado goiano através do espetáculo Flores de Goyá. O formato de livreto de poesia e artes plásticas musicadas, com letras e melodias compostas por Tainá, e o espetáculo musical com integração artística encantaram o público por duas edições, realizadas em 2012 e 2014.

Deram voz ao projeto cantoras goianas de peso como Maria Eugênia, Nila Branco, Cláudia Vieira, Vanessa Oliveira, Débora di Sá, Karine Serrano, Bia Tavares, Taís Guerino, Larissa Moura, Honorina Barra e Grace Carvalho. Foram também apresentados, na última edição, os Cravos de Goyá Tom Chris e José Mendonça Teles. O artista plástico Amaury Menezes é parceiro do Flores de Goyá, somando com suas aquarelas – na 2ª edição, elas foram associadas às pinturas em areia do artista plástico convidado Auriovane D’Ávila.

Sobre Tainá Pompêo

Natural de Goiânia, poliglota fluente, é Engenheira Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após estudar e atuar em diversas frentes em economia, finanças, marketing, comunicações internacionais, cinema e diversidade cultural nos Estados Unidos, França, Espanha, Rio de Janeiro e Brasília, atua, hoje, nas áreas de finanças, direção artística, roteirista e produção de espetáculos musicais e produções áudios-visuais. Estudou música durante dois anos no Centro Profissional de Educação em Artes Basileu França (Escola Veiga Valle), até que a conturbada agenda de eventos e viagens a obrigou a continuar os estudos de forma autodidata.

Fundadora, compositora, diretora artística e produtora do Projeto Cultural Flores de Goyá, ela assina, também, a Direção Artística e Direção de Luz dos grandes Espetáculos de Artes Integradas referentes ao projeto. Tainá Pompêo foi produtora e empresária da cantora Vanessa Oliveira, produtora da Quasar Cia. De Dança, atuou como co-produtora e diretora de luz da cantora Taís Guerino, produziu shows marcantes como Alma Brasileira, dos 20 anos de carreira da cantora Maria Eugênia e eventos musicais de final de ano, como Réveillon da Praça de 2013-14, que contaram com a presença de Daniela Mercury, Leonardo, Padre Antônio Maria, Aline Barros, dentre outros. (Kasane)

Serviço

Lançamento digital O Pequenino Filme Darãn-gà

Quando: 06 de abril

Horário:

Endereço web: www.floresdegoya.com.br

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS