Na manhã desta quinta-feira, 3, a equipe de enfermagem da nova UTI do Instituto de Neurologia de Goiânia – ING, recebe treinamento dentro do programa de controle de AVC urgente e controle de infecções do hospital. A atividade é ministrada pela Cirurgiã Dentista, Dra. Camila de Freitas, e segue a Resolução da ANVISA, RDC 07 de 2013, em que todos os hospitais que possuem UTI devem garantir assistência odontológica à beira leito a seus pacientes.

Dentro da programação, a equipe conhecerá os principais cuidados com a higiene e hidratação bucal dos pacientes internos em cuidados intensivos, bem como àqueles que são transferidos para o centro cirúrgico.

O hospital é pioneiro deste trabalho em Goiás e no Brasil, uma vez que garante esta assistência desde 2010. Dra. Camila de Freitas é a responsável pelo trabalho dentro do ING há alguns anos, tendo resultado em diversos benefícios para a melhoria da saúde de dos pacientes.

De acordo com a Cirurgiã Dentista, a odontologia hospitalar, reduz a incidência de complicações ao quadro clínico do paciente e proporciona a melhora na qualidade de vida do mesmo. “Além da diminuição do índice de infecções adquiridas dentro de um ambiente hospitalar, a redução no tempo de internação, a redução dos custos hospitalares, a racionalização do uso de antibióticos e outras medicações” relatou Dra. Camila de Freitas que ainda explicou, “Estudos recentes mostram que doenças bucais podem levar ao Acidente Vascular Cerebral – AVC e, cuidados bucais pós o acidente, podem reduzir comorbidades ao paciente.”

Camila de Freitas – Tem habilitação em Laserterapia. É coordenadora do curso de Odontologia Hospitalar da ABO/GO, Diretora do Departamento de Odontologia da Sociedade de Terapia Intensiva de Goiás. Ainda, é membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira- AMIB, com vasta experiência em UTI.

Serviço

Equipe de UTI do Instituto de Neurologia de Goiânia recebe treinamento no programa de controle de AVC

Data: 3 de março de 2016

Local: Instituto de Neurologia de Goiânia – Praça T. 19, 140 – St. Bueno