Orientações e cuidados simples podem assegurar tranquilidade no passeio com os pequenos

Todo cuidado é pouco com crianças. Em ambientes abertos, com escadas e movimento intenso de pessoas, como shopping centers, esse ditado popular é lei. Para evitar surpresas desagradáveis e prevenir acidentes é importante estar atento às normas de segurança dos estabelecimentos e, principalmente, nunca se descuidar dos pequenos. Nos finais de ano, os shoppings, geralmente, registram um aumento significativo no fluxo de pessoas, o que requer cuidado redobrado com crianças.

De acordo com o chefe de segurança do Buriti Shopping, Nelson Irislande, a regra geral é nunca perder crianças menores de 12 anos de vista e nunca soltar a mão de crianças menores de 5 anos. “O shopping possui uma grande equipe de vigilantes e brigadistas que estão preparados para qualquer situação de emergência, mas é muito importante que os responsáveis também façam a sua parte para que o passeio no shopping não seja frustrado por nenhum incômodo”, orienta o chefe de segurança.

As escadas rolantes, alerta Nelson Irislande, exigem atenção especial dos pais. “Muitas pessoas não se atentam para as advertências afixadas ao lado das escadas, que são orientações sérias e muito valiosas para preservar a segurança das crianças e de adultos também”, argumenta. Ele explica que segurar na mão da criança e posicioná-la no centro do degrau minimiza os riscos de acidente. Além disso, é importante ficar atento aos sapatos de borracha plástica que, conforme alertam os fabricantes, podem se prender nas frestas da escada, causando acidentes.

Nos banheiros também não deve haver espaço para descuidos. O ideal é que as crianças sempre sejam acompanhadas por um responsável até o banheiro família.

Orientação

O chefe de segurança lembra, ainda, que tão importante quanto ficar atento aos pequenos durante o passeio é orientá-los quanto ao modo de se comportar no shopping. Nunca perder os pais de vista e não acompanhar desconhecidos está entre as principais recomendações que devem ser repassadas às crianças. “Se mesmo assim uma criança se perder, o ideal é que sejam orientadas a procurar alguém da segurança ou algum lojista que esteja usando crachá”, acrescenta.

Os adultos também devem seguir alguns procedimentos que facilitam a localização de uma criança perdida. “Antes de tudo, é preciso manter a calma e procurar imediatamente a segurança”, destaca Nelson. O chefe de segurança explica são feitas buscas em áreas estratégicas, próximas ao local em que se desencontraram. Além disso, toda a equipe de vigilantes no shopping ficará atenta a crianças com as características daquela que foi perdida.

Para os adolescentes que já começam a sair de casa sem os pais, a orientação dos responsáveis deve ser igualmente cuidadosa. “Os adolescentes devem estar atentos às normas do shopping. Além disso, nunca devem aceitar qualquer tipo de presente de desconhecidos. Qualquer constrangimento desse tipo deve ser relatado imediatamente à segurança”, destaca Nelson Irislande. De acordo com o chefe de segurança, o ideal é que adolescentes saiam sempre com documento pessoal e acompanhados de pelo menos mais dois amigos. (Kasane Comunicação)

ORIENTAÇÕES PARA OS PAIS ORIENTAÇÕES PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Nunca soltar a mão de crianças menores de 5 anos Estar atento às normas de segurança do shopping
Nunca perder de vista crianças com até 12 anos Nunca aceitar nada de estranhos
Posicionar as crianças no centro dos degraus da escada rolante Relatar qualquer constrangimento causado por um desconhecido a um segurança
Não permitir que crianças brinquem nas escadas Em caso de desencontro com os responsáveis, procurar a segurança ou algum funcionário do shopping que esteja usando crachá
Em caso se desencontro, manter a calma e procurar imediatamente a segurança Adolescentes maiores de 12 anos devem sempre andar acompanhados de dois amigos, na ausência dos pais