Elaine Cruz
O público goianiense terá a oportunidade de vivenciar a obra revolucionária de Isadora Duncan, precursora da dança moderna, com a apresentação gratuita do espetáculo “A Arte de Isadora Duncan”. A performance, estrelada pelo grupo Contemporânea Ensemble (BA), acontece no dia 26 de agosto, às 19:30h, no Teatro Goiânia, integrando a programação da Mostra GiroDança.
A apresentação faz parte da 16ª edição da Formação Itinerante de Professores de Dança, que, por sua vez, é a primeira grande ação da 15ª Jornada de Dança da Bahia. O espetáculo tem um forte teor estético, histórico e pedagógico, permitindo ao público o acesso a uma parte fundamental da memória viva da dança ocidental.
Com coreografias originais compostas entre 1900 e 1927, a obra é uma síntese dos trabalhos criados pela icônica dançarina que rompeu com os padrões do ballet clássico. As coreografias foram atualizadas por Fatima Suarez, diretora artística da Escola Contemporânea de Dança, e por Lori Belilove, diretora da Isadora Duncan Dance Foundation de Nova York. Após a apresentação, o elenco participará de um bate-papo com a plateia, proporcionando um espaço para troca e aprofundamento.
Sobre o Grupo
O Contemporânea Ensemble, grupo residente da Escola Contemporânea de Dança, atua na área artística desde 2002. É a única companhia na América do Sul especializada no repertório de Isadora Duncan, articulando este trabalho a novas propostas de criação contemporânea. O grupo já se apresentou em palcos importantes ao redor do mundo, incluindo Nova York, Frankfurt, Londres, Atenas e São Francisco, além de ter sido convidado pela Universidade de Harvard para apresentar seu trabalho.
Sobre a Jornada de Dança da Bahia
A Jornada de Dança da Bahia, idealizada por Fatima Suarez, chega à sua 15ª edição consolidada como um evento de referência nacional no desenvolvimento da educação em dança. Inspirada nos ideais e na filosofia de Isadora Duncan, a Jornada busca estabelecer conexões entre artistas, professores, alunos e o público. O evento principal acontecerá de 19 a 23 de novembro de 2025, em Salvador (BA).
A 15ª Jornada de Dança da Bahia conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, da Brasil PCH Santa Fé, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e do Programa Ibercena (Funarte/MinC). A produção é do Mantra Centro de Dança e a realização da Escola Contemporânea de Dança e do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Acessibilidade
Reafirmando seu compromisso com a inclusão, o espetáculo oferece medidas de acessibilidade em sua programação, como audiodescrição, intérprete de Libras e acesso para cadeirantes.
SERVIÇO
O quê: Espetáculo “A Arte de Isadora Duncan”
Grupo: Contemporânea Ensemble
Quando: 26 de agosto
Horário: 19:30h
Onde: Teatro Goiânia (dentro da programação da Mostra GiroDança) Entrada: Franca, sujeita à lotação do espaço. Inscrições para o espetáculo: Gratuitas, devem ser feitas online até o dia do evento através do link: https://www.sympla.com.
Mais informações: www.
Instagram: https://www.
E-mail: jornadadedanca@