Estreias nacionais e homenagem aos 100 anos da animação compõem a programação final do DIA de Goiânia 2018

Novo longa de Otto Guerra, A Cidade dos Piratas, e o filme de Márcia Deretti e Márcio Jr, O Evangelho Segundo Tauba e Primal, são os grandes destaques da programação, que conta, ainda, com abertura da exposição dos quadrinhos originais do livro ilustrado por Fabio Zimbres, Música para Antropomorfos

O Dia Internacional da Animação de Goiânia encerra sua edição 2018 em grande estilo nesta quarta-feira (31). O Cine Cultura abre as portas a partir das 18 horas com a mostra especial em homenagem aos 100 anos da animação brasileira (classificação etária: 14 anos). Serão onze filmes, dentre eles As Aventuras de Virgulino, de Luiz Sá, exibido pela primeira em 1930; e Reanimando o Kaiser, uma direção coletiva da releitura do filme de Seth, de 1917; além de clássicos das décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990.

A partir das 19 horas é a vez da esperada sessão de estreias (classificação etária: 16 anos), que começa com o curta de 11’35”, O Evangelho Segundo Tauba e Primal, dirigido por Márcia Deretti e Márcio Jr. A animação goiana é uma alegoria do embate entre duas perspectivas antagônicas sobre a vida e a sociedade, abordando o radicalismo, a incapacidade de diálogo e a segregação de um mundo divido por muralhas.

Na sequência, a plateia confere A Cidade dos Piratas, longa de 80’ do aclamado Otto Guerra, diretor de Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006). Seu novo filme é baseado na obra Piratas do Tietê, da cartunista Laerte. Nele, um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção do seu longa: o autor da história passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e o filme, decide contar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real.

Exposição

Após a exibição dos filmes, às 20h40, será realizado um coquetel para comemorar a abertura da exposição Música para Antropomorfos, com a presença do artista Fabio Zimbres, que traz desenhos originais do livro que dá nome à exposição e cujo relançamento também se dará na ocasião. O livro, lançado pela Zarabatana Books em 2006, estava esgotado. A graphic novel Música para Antropomorfos nasceu por iniciativa do grupo de rock Mechanics. Nele, Zimbres, por meio de seu traço, dá vida à narrativa sonora do álbum homônimo da banda, resultando em uma obra gráfica rica, complexa e rara – o que faz dela objeto de desejo dos fãs de Zimbres, dos Mechanics e das HQs independentes e autorias

Sobre o DIA

O Dia Internacional da Animação de Goiânia é uma mostra gratuita de desenhos animados nacionais e internacionais, de variadas técnicas e estilos; será realizada na capital goiana até o dia 31 de outubro. O evento é uma extensão do Dia Internacional da Animação – DIA, criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA, e adotado no Brasil em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA. Realizado em mais de 30 países, em Goiânia é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da Escola Goiana de Desenho Animado e Na Toca Produções. (OlhO Comunicação)

PROGRAMAÇÃO DO DIA 31 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

18horas – MOSTRA HISTÓRICA: 100 ANOS DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA

 (Duração: 51’27”)

Classificação: 14 anos

As Aventuras de Virgulino Luiz Sá – 2’ (1930)

Frivolitá Luiz Seel – 3’ (1930)

O Átomo Brincalhão Roberto Miller – 3’47”(1961)

Faz Mal Stil – 5’(1979)

Precipitação Marcos Magalhães – 5’(1983)

Noturno Aída Queiroz – 4’(1986)

Informística Cesar Coelho – 7’(1986)

Treiler – A Última Tentativa José Maia, Lancast Mota, Otto Guerra – 5’(1986)

Uma Saída Política Arnaldo Galvão – 6’(1990)

Cuidando, Dá Linha Núcleo de Animação de Campinas – 7’(1997)

Reanimando o Kaiser Direção Coletiva – Releitura do filme de 1917 de Seth – 3’40”

19h – SESSÃO DE ESTREIAS

Classificação: 16 anos

O Evangelho Segundo Tauba e Primal Márcia Deretti& Márcio Jr. – 11’35”(Goiânia/ 2018)

Revoltado com a violência e o caos nas metrópoles, Tauba cria sua alternativa ideal, uma cidade-fortaleza-robô. Invejoso, Primal desenvolve sua versão. O filme é uma alegoria do embate entre duas perspectivas antagônicas sobre a vida e a sociedade, abordando o radicalismo, a incapacidade de diálogo e a segregação de um mundo dividido por muralhas.

A Cidade dos Piratas Otto Guerra – 80’ (Porto Alegre/ 2018)

Um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção do seu longa: o autor da história passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e o filme, ele decide contar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real. Aguardadíssimo filme baseado na obra da cartunista Laerte.

20h40 – COQUETEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS com a presença do artista Fabio Zimbres

 

SERVIÇO – Terceiro e último dia do DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO

Data: 31 de outubro – quarta-feira

Local: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado), Praça Cívica, nº2, Centro.

ENTRADA FRANCA

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS