
Francis Telles
Goiânia recebe a exposição PHOTOS & GRAPHIAS – Exposição e Catálogo, um projeto cultural que convida o público a revisitar a história da capital por meio da fotografia e da arquitetura. A mostra será realizada na Esplanada da Assembleia Legislativa, e reúne imagens que conectam passado e presente em uma narrativa visual sobre a construção da identidade urbana goianiense.
A exposição apresenta 40 fotografias, sendo 20 em preto e branco, produzidas entre as décadas de 1930 e 1950, de autoria de Alois Feichtenberger e Eduardo Bilemjian, e 20 imagens coloridas, registradas no século XXI pelo fotógrafo Nelson Silva Santos, o anapolino que chegou em Goiânia na década de setenta e por aqui fez raízes e registrou histórias.
O trabalho dos profissionais estabelece diálogo entre diferentes períodos da capital revela transformações, permanências e contrastes da cidade ao longo do tempo. As imagens destacam paisagens bucólicas e delicadas, além de elementos marcantes da arquitetura Art Déco, Moderna e Contemporânea, estilos que integram o cotidiano e o patrimônio cultural de Goiânia. Ao unir registros e contemporaneidade o projeto amplia o olhar sobre a cidade e valoriza sua memória visual e arquitetônica.
Além da exposição, o projeto contempla o lançamento do catálogo PHOTOS & GRAPHIAS, publicação que reúne obras apresentadas e aprofunda a reflexão sobre as interfaces entre fotografia, história e arquitetura, consolidando-se como importante registro cultural e educativo, as grafias do olhar do artista em permanente inquietude.
Aberta ao público, a exposição para moradores da cidade, estudantes, pesquisadores, artistas, arquitetos, historiadores e todos os interessados na memória e no patrimônio urbano de Goiânia.
Serviço:
Exposição: PHOTOS & GRAPHIAS – Exposição e Catálogo
Local: Esplanada da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás – Goiânia (GO)
Data: De 20 de fevereiro a 21 de março/2026
Horário: Abertura dia 20 de fevereiro, às18h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre