Depois de se alastrar pelo País,mesmo em ano de crise, franquia quer ampliar sua participação no mercado de alimentação saudável. Em 2016, até café da manhã será possível tomar nas lojas

Açaí express foi o carro chefe que originou surgimento da goiana Fast Açaí, em 2012, franquia que alastrou pelo País, chegando a 95 lojas em 9 estados brasileiros num curto período de tempo – menos de dois anos de operação. Apesar de continuar ser o grande catalisador do negócio, a franquia está investindo pesado em diversificação de seu cardápio.

O objetivo é consolidar-se no mercado de alimentação saudável, que vem crescendo no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mesmo em ano de crise, o segmento cresceu 17% de janeiro a novembro deste ano, 5 pontos percentuais a mais do que o de alimentação convencional.

Ainda em dezembro, dois sabores de sanduíches naturais – peito de peru com ricota e frango com salada – e o wrap vegetariano  estará disponível nas lojas. O consumidor também encontrará novas coberturas para o açaí e cupuaçu express: morango, maracujá, chocolate e framboesa, todas com pedaços de fruta natural. “Em média, a concentração de frutas naturais chega a 30% e há um menor teor de açúcares”, informa a engenheira de alimentos, Helen Leite.

A rede passa a oferecer – inicialmente em fase de testes em seis lojas – sucos de fruta, sucos detox e chás naturais, preparados na hora com popas congeladas. Eles poderão ser adoçados com açúcar mascavo, orgânico, sucralose ou o açúcar convencional. Ano que vem, entram no menu os bolos funcionais, também em fase de testes, ideais para o café da manhã em versão fit. Serão seis opções de bolo, todos produzidos sem leite e conservantes, todos com açúcar mascavo ou demerara. Haverá  opções sem gluten e sem açúcar.

O anúncio foi feito durante o 3º Encontro Nacional de Franqueados, que reuniu os empreendedores da marca durante toda a quinta-feira, 3 de dezembro, no Mercure Hotel em Goiânia. “Os sucos devem alavancar as vendas dos wraps e sanduíches naturais”, observa o franqueador Belisário Júnior.  Ele explica que o açaí express da franquia conquistou a credibilidade do público pela qualidade e sabor, mas  é importante também ampliar o menu para atrair o consumidor em outras refeições. A meta é tornar a Fast Açaí conhecida como um espaço de alimentação saúdavel e, para isso, já são previstos investimentos em branding e no layout do ponto de venda.

A expectativa é que o suco alavanque a venda o wrap e do sanduíches naturais

As novidades foram aprovadas pelos fraqueados.  Para Mário Brant, de Belo Horizonte, os sucos naturais irão atrair ao público que costuma praticar atletismo e corrida na Avenida Bandeirantes, onde está sua loja. “Dia de domingo, uma das vias é fechada para a prática esportiva e o suco, pela manhã, tem mais aceitação do que o açaí”, diz.

O franqueado Leopoldo Muylaert, que é sócio de loja em Itumbiara e em Goiânia, no Setor Novo Mundo, considera que os novos sabores de wrap e de sanduíches naturais vão agregar.  “Já havia registrado procura por wrap vegetariano”, lembra. Juntamente com os sucos, eles poderão ajudar a aumentar a participação deste itens no faturamento.

Crescimento

Durante o evento, os diretores da franquia anunciaram o crescimento da franquia ao longo do ano, apesar da crise econômica no País. De janeiro a novembro, o número de lojas mais que dobrou da rede saltou de 42 para 95, um crescimento superior a 100%. A franquia chegou a novos estados, como Tocantins, Minas Gerais, Ceará e Santa Catarina, O faturamento no mesmo período teve o vertiginoso aumento de 370%. A meta, em 2016, será alcançar 200 lojas, com avanço para novos estados.

“Crescemos porque fizemos o dever de casa tanto na oferta de produtos de qualidade quanto na interação com os fraqueados, que muito tem contribuído com ideias e feedbacks que nos ajudam a otimizar os processos”, disse o franqueador Frederico Junqueira.  Um conselho dos franqueados e uma ouvidoria com este objetivo foram criados, mas canais de comunicação também incluem a comunicação direta com os sócios da franquia. Em  2016, a ideia é continuar investindo em mais interatividade com a criação de um programa de avaliação de consultoria de campo também será criado.

Durante todo o encontro, foram apresentadas as ações de marketing, comunicação, ferramentas de gestão e administrativas que estão sendo realizadas para otimizar as  operações. O setor de produção, apresentou informações sobre o controle de qualidade e realizou degustação de novos produtos. (Comunicação Sem Fronteiras)