Receita especial de frango é opção criativa e barata para as festas de final de ano. Proposta da empresária Alici Rodrigues (Botequim Mercatto) destaca sabores agridoces, marcantes nos pratos desta época

 

Em 2015, após a euforia desenvolvimentista dos últimos anos, o Brasil viveu uma das piores crises morais e econômicas da sua história recente, o que fez a população repensar hábitos e prioridades e se envolver mais assiduamente nos debates políticos.  Chegaram as festas de final de ano, e como o brasileiro não abre mão de festejar, está buscando alternativas para não deixar as ceias salgarem e pesarem no bolso.

Como criatividade é o segredo de boas receitas, sobram opções para fazer as ceias de Natal e Ano Novo com menor custo possível, sem perder, é claro, nos sabores e na apresentação.  Esta é a dica da empresária Alici Rodrigues, do Botequim Mercatto, que propõe a substituição do pernil, do peru, do lombo, todos com preços altos no mercado, por uma deliciosa proposta gastronômica, que utiliza o frango. “Nossa Ave Boas Festas é sucesso na família, e não perde para nenhum outro prato típico desta época. É uma receita simples, barata e de dar água na boca”, explica.

Alici Rodrigues compartilhou a receita e dá a dica para deixar as festas ainda mais saborosas. “Tudo que é feito com carinho e amor é bem recebido. Mesmo sem grandes investimentos podemos usar a criatividade na decoração das nossas casas e nos pratos que vamos oferecer aos nossos familiares”, destaca.  O destaque são os sabores agridoces que marcam os pratos desta época do ano.

Confira abaixo os ingredientes e a receita da “Ave Boas Festas”, proposta da empresária Alici Rodrigues para as festas de final de ano. (Janaina Gomes)

Ingredientes

01 Frango (2,5 kg)

04 dentes de alho

01 Ramo de Alecrim

01 limão

Sal e Pimenta a gosto

 

Farofa:

300g de farinha

01 cebola grande

100g de bacon

50g de uva passas

03 bananas passas

Sal a gosto

Molho:

01 lata de pêssego em calda

01 ramo de hortelã

 

Modo de preparo

Bata o sal, pimenta, alho com um pouco de água e tempere o frango, reserve. Acrescente o suco de 01 limão. Prepare a farofa, frite o bacon, acrescente a cebola e deixe dourar, coloque as uvas passas e as bananas cortadas em cubos, reserve. Recheio o frango com a farofa, coloque para assar por 02 horas em 180º.  Prepare a calda, separe a calda do pêssego e coloque a calda no fogo, acrescente a hortelã, deixe ferver por 20min, coe a calda e acrescente o pêssego cortado em cubos pequenos. Deixe no fogo por mais 10min. Sirva e decore ao seu gosto. Serve 06 pessoas.