Festival 20ª Goiânia Mostra Curtas tem programação gratuita até domingo

AFG Comunicação

Público dos países de língua portuguesa pode conferir filmes e outras atividades. Tudo online e gratuito através das plataformas InnSaei.tv, YouTube e Zoom

 

A 20ª Goiânia Mostra Curtas teve início nesta terça-feira, 23 de novembro, com a abertura pelo canal do Icumam no Youtube (youtube.com/icumam). Totalmente online e gratuito, em edição que comemora 20 anos, o festival segue até domingo, 28 de novembro, com exibição de 86 filmes e atividades de formação audiovisual. Os filmes são exibidos através da plataforma digital Innsaei.tv (play.innsaei.tv). A programação completa pode ser consultada através do site goianiamostracurtas.com.br.

A abertura foi com a homenagem à diretora, atriz e dramaturga Grace Passô. “Eu ouço falar do festival sempre com muito carinho e com muita relevância. Fico muito honrada dessa homenagem. É uma alegria estar nesta edição que comemora duas décadas de festival. E também pelo fato de o festival estar acontecendo e eu ser testemunha nesse lugar”, enfatizou.

A produtora e diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, pontuou no início da abertura: “Mesmo que com adequações diante da pandemia, apesar das adversidades, seguimos comprometidos com a missão de formar plateia, promover a capacitação de profissionais do audiovisual, fomentar a produção de filmes e, assim, contribuir para o desenvolvimento do setor, que ficou ainda mais esquecido nesses tempos difíceis pelos quais passamos”.

O festival é exibido em todos os países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Programação – 20 Anos

Para celebrar as duas décadas da Goiânia Mostra Curtas, a partir desta quarta-feira, 24 de novembro, o público pode conferir as mostras comemorativas de 20 anos:  Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil.

Em seguida, tem a edição especial da Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, com filmes contemporâneos que apresentam um período em que as produções se tornaram mais difíceis, mas que trouxeram curiosas descobertas. Será um programa a cada dia.

A Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra será exibida no dia 25 de novembro (quinta-feira) com curtas-metragens brasileiros produzidos entre 1968 e 2021, em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Ela será dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”.

Todas as mostras serão transmitidas pela plataforma digital InnSaei.TV e ficam disponíveis até 28 de novembro (domingo). As informações completas podem ser consultadas no site do festival.

No dia 28 de novembro (domingo), às 17h, pelo YouTube tem o debate da Mostra Especial com o tema “Coletivo, anarco, marginal: alianças e conspirações partilhadas nos cinemas em guerra”. A mediação é da curadora da Mostra, Kênia Freitas, que terá como convidados Gilmar Galache (Ascuri Brasil), Lorran Dias (Anarca Filmes), Liv Costa e Sunny Maia, Esaque Mendes e Nikson Junior (Cine Leblon).

O encerramento do festival será marcado pela homenagem à saudosa cineasta Adriana Rodrigues também pelo canal do Icumam. A confraternização será através da plataforma Zoom, para participantes, com a DJ Pry Loyola.

Atividades formativas

De forma aberta, o festival realiza nesta quarta, 24, às 18h, a palestra “Produção de longas no Brasil: passado, presente e futuro”, com a produtora Vania Catani e mediação da diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle. Ela será transmitida ao vivo pelo canal do Icumam no Youtube e ficará gravada para quem quiser assistir ou rever.

Nessa missão de promover a formação de profissionais, a 20ª Goiânia Mostra Curtas terá, ainda, nos dias 25 e 26 de novembro (quarta e quinta-feira), às 10h, a aula “Distribuição cinematográfica e mercado audiovisual brasileiro”, com a fundadora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz. Já a oficina “Narrativas Documentais” será ministrada pelo diretor Cristiano Burlan nos dias 25, 26 e 27 de novembro, 14h.

Com o tema “Navegações Estéticas”, a cineasta documentarista Everlane Moraes abordará na masterclass no dia 26 de novembro, 18h, questões filosóficas no cinema, no documentário e suas variantes, conduzindo os participantes a uma aproximação às questões que envolvem o universo da profissional e suas decisões éticas, estéticas e políticas no momento de filmar. Os participantes inscritos na aula, oficina e masterclass acompanharão as atividades pela plataforma Zoom.

20ª GMC

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. De lá para cá, cerca de 290 mil pessoas participaram do evento e mais de 2 mil filmes foram exibidos nas mostras Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Goiás, e Mostrinha. O festival também realizou 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados. E nas últimas edições inovou com a Feira Audiovisual, contendo atividades de capacitação e formação no mercado audiovisual.

Em 2021, na 20ª edição, o festival tem apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção TV Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS