Fundação Japão agita cenário de Anime Song Dance com Concurso online para fãs de todo o país

MK Comunicação

Esta edição tem o apoio do grupo japonês Real Akiba Boyz, que esteve recentemente no país participando de grandes eventos

 

Vem aí o II Concurso de Anime Song Dance – Edição online da Fundação Japão. Poderão se inscrever participantes de todo o país, através do envio de vídeos de suas coreografias ao som de músicas de anime do Japão. Teremos duas categorias: solo e duplas, com candidatos representando cada uma das cinco regiões do país. O uso de cosplay é livre e as apresentações poderão incluir outras modalidades de performance, além de dança.

Para efetuar a inscrição, o vídeo deverá estar pronto e publicado no YouTube. Os vídeos serão conferidos pelos integrantes do Real Akiba Boyz. O grupo japonês concederá um prêmio especial, com direito a certificado do grupo otaku.

A inscrição é gratuita e o formulário estará disponível a partir de 1º de setembro.

Para mais informações sobre inscrições, regulamento, premiação e outras, acesse o site: https://fjsp.org.br/anime-song-dance-brasil/

Também na página do Concurso, tudo sobre o I Concurso de Anime Song Dance, realizado em março, no Espaço Cultural Bunkyo, no bairro da Liberdade. Confira o agito e a empolgação no dia, que foram decisivos para que os dançarinos otaku apoiassem mais esta iniciativa da Fundação Japão.

E para a edição online, esperamos muitos vídeos criativos mostrando a união da dança com o amor pelo anime.

Real Akiba Boyz

O Real Akiba Boyz (RAB) é um grupo formado por nove dançarinos, que representam Akihabara (Embaixadores culturais de Akihabara, bairro otaku em Tóquio, Japão). Especializado em performances de danças com músicas de animes (anisong), o grupo foi formado em 2006 e participou do programa de TV japonês “Star Draft Conference”, com vídeos de dança publicados no YouTube e Niconico Douga.

Seu canal do YouTube conta com mais de 308 milhões de visualizações, com vídeos reproduzidos mais de 9 milhões de vezes em todo o mundo. O sonho do grupo é ter sua própria série de animes e se apresentar no “Nippon Budokan”.

Em julho de 2023, o grupo veio a São Paulo para apresentações no Centro Cultural São Paulo e no Anime Friends. Voltaram para o Japão animados com as ações realizadas e com o carinho recebido pelo público brasileiro.

O que é Anime Song Dance?

Originado no Japão, o Anime Song Dance é uma recente onda que propõe dança e performance acompanhadas de música de Anime, na qual os movimentos, inspirados nas obras dos Animes e em suas músicas, são incorporadas na dança, através de estilos de Street Dance, como o Breaking, Locking, Popping, passando por Hip Hop (K-POP), danças tradicionais e até mesmo originais.

Tudo começou de forma inusitada, quando o Real Akiba Boyz, considerado o grupo precursor do movimento, experimentou dançar street dance ao som de música de Anime que tanto gostava. Podemos considerar que o Anime Song Dance surgiu do encontro entre a cultura do Anime e o Street Dance, e não uma evolução dentro do Street Dance em si.

No Japão, acontecem eventos de batalha de dança, nos mesmos moldes do Street Dance, como o Akibaccano e Akiba x Street. Em 2018, o evento de Anime Song Dance “Akiba x Street”, promovido pelo Real Akiba Boyz, foi premiado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do governo japonês.

Sobre a Fundação Japão

A Fundação Japão é uma organização vinculada ao Ministério das Relações Exteriores do Japão, estabelecida em 1972, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países. A Fundação Japão desenvolve seus programas e atividades nos três pilares: Intercâmbio Artístico e Cultural, Ensino da Língua Japonesa no Exterior e Estudos Japoneses no Exterior e Intercâmbio Intelectual.

O escritório em São Paulo foi inaugurado em 1975 e, desde então, atua como uma porta de comunicação entre a Fundação Japão e o Brasil, desenvolvendo diversas atividades.

Site: www.fjsp.org.br

Serviço:

II Concurso de Anime Song Dance – Edição online

Prazo para inscrição*: 1 a 6 de setembro de 2023

Taxa de inscrição: gratuita

Podem participar do concurso apenas aqueles que residem no Brasil

(*) O formulário para as inscrições estará disponível no site a partir das 10h do dia 1º de setembro de 2023.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS