Pular para o conteúdo principal

Patricia Finotti

(crédito: Layza Vasconcelos)

Cássio Neves

Além do novo trabalho, a companhia goiana também voltará ao México para apresentar o espetáculo “Sr Will”

A Giro8 Cia de Dança traz ao palco do Teatro Sesc Centro, nos dias 05 e 06 de julho, às 19h, o espetáculo “Começaria Tudo Outra Vez”. Tendo como inspiração as canções e poesias interpretadas pela cantora brasileira Maria Bethânia, o espetáculo apresentará as faces e nuances do amor EROS, FILIA e ÁGAPE. Essa será a estreia do novo trabalho da companhia, com a coreografia e direção artística de Joisy Amorim.

“Começaria Tudo Outra Vez” traz à cena o Amor, a partir das reflexões filosóficas desde Sócrates, Platão e Aristóteles até às mais recorrentes discussões e conceitos, debruçados na dinâmica que transitam as relações humanas na contemporaneidade. A diretora artística Joisy Amorim, explica que a Grécia Antiga usava-se mais de uma palavra para definição de amor e que para eles, o amor não se tratava somente de relacionamento amoroso.

Até os dias atuais muitos autores utilizam as terminações gregas de Eros, Philia e Ágape para filosoficamente diferenciar e conceituar as possíveis formas de amar do ser humano. “Comumente, relacionamos o Eros ao amor sexual; o Plhilia à amizade e o Ágape a um amor espiritual. Assim, apresentamos os caminhos na mitologia grega para apreender os sentidos de Eros e a visão de Platão; sobre a Fília, teremos a companhia de Aristóteles e, no caso do amor Ágape, recorremos à versão propriamente cristã”, completa Joisy.

AMORES

EROS é o amor que nasce do desejo, da paixão, do encanto, dos encontros dos corpos, do amor sexual e do prazer. Eros é o amor romântico, é  impulso que provoca encontro com aquilo que nos faz felizes. Ele se baseia na vontade de ter o que não se tem; como que uma espécie de oscilação entre a frustração de amar e desejar o que não possui, ou o tédio de ter o que não ama mais. Segundo Platão , amamos enquanto desejamos, e a medida que desejo acaba esse amor vai se desfazendo.
 
AMOR FHILIA

O Filia é o amor pelo que se tem. É um encontro, o amor pelas pessoas que já estão ao seu lado, significa “amizade”, significa também amor ao próximo, a comunidade. Assim o amor de aristóteles é alegria, ganho de potência e energia de viver diante do prazer daquilo que já foi conquistado. A Fhilia é caracterizada por ser sincera, recíproca, pura e ultrapassa até mesmo EROS. Segundo Aristóteles é possível desenvolver a philia com seu parceiro, sendo capaz de um se tornar o melhor amigo do outro. Assim esse tipo de amor é uma das mais fortes conexões que o ser humano é factível de compartilhar.

ÁGAPE

Esse é considerado o amor de todos os seres, e significa “Amor” no grego moderno. Essa forma de amar está caracterizada por uma conxeão com a natureza, a humanidade e o universo. Essa palavra já foi citada em diversas literatura inclusive na bíblia.

Platão usava muito o Ágape para contrastar com o Éros e o Philia.  Ágape assim é considerado o amor que se sacrifica, comparado ao amor de mãe e ao amor de Deus. O Amor que renuncia a si mesmo em favor do outro, do próximo, amor pela família, ou por um grupo que possui afinidades comuns.

Como conceito norteador de nossa investigação, as várias faces do amor desde a antiguidade até a contemporaneidade, tanto nos aspectos conceituais como no cotiando social, estão sendo desveladas durante o processo criação e pesquisa de movimento da Cia. Como fonte de inspiração que guia a pesquisa de movimento e os corpos em cena, estamos usando as canções e poesias interpretadas por Bethânia, e dessa forma estrutura-se a dramaturgia da obra.

GIRO8 NO MÉXICO

Nesse mesmo mês de estreia de sua nova obra, a Giro8 Cia Dança retorna ao México para realizar novas apresentações do seu espetáculo “Sr Will”, nos dias 24 a 28/07. Esse trabalho que nos meses de maio e junho desse corrente ano, esteve em 5 cidades mexicanas, realizando 10 apresentações e 5 oficinas, mais uma vez levará a arte e danças produzidas em Goiás para o outro continente.


Descubra mais sobre Patricia Finotti

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.