Goiânia recebe exposição de arte urbana em homenagem à motorista de app

Em Goiânia, a obra é assinada pelo grafiteiro, muralista e artista plástico Deneri, e encontra-se na av.: Assis Chateaubrian com a Av.: Portugal (divulgação)

Amanda Almeida Gusmão

Com painéis a céu aberto, mostra está em sete capitais e é composta por obras que retratam rostos e histórias dos parceiros

Os motoristas de aplicativos fazem parte do cenário urbano de diversas cidades brasileiras e são uma conexão vital das pessoas com seu entorno, transportando milhões de passageiros diariamente. Em uma iniciativa para tirá-los do anonimato e dar destaque ao papel essencial que esses trabalhadores ocupam na sociedade, a 99 promove uma exposição a céu aberto com murais de arte que homenageiam esses parceiros. A criação é da CP+B Brasil.

Em Goiânia, a obra é assinada pelo grafiteiro, muralista e artista plástico Deneri e retrata o motorista Holimar que começou a dirigir como uma maneira de conseguir uma atividade remunerada em um momento de crise. Na arte, a frase “Em Crise, Crie” representa tanto o estilo do artista quanto a história de Holimar.

Outras seis capitais brasileiras também receberam a exposição: São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Manaus, Salvador e Porto Alegre. Além de Deneri, as obras também são assinadas por artistas como Raiz Campos, Gugie, e o coletivo Cinz’art. Em Goiânia, a pintura pode ser vista no endereço Avenida Assis Chautebriand esquina com Avenida Portugal – St. Oeste.

“Nossa intenção com a exposição foi mostrar quem são essas pessoas que fazem parte da nossa vida. É alguém que te levou para a entrevista do seu primeiro emprego, para visitar um amigo querido, ou que te ajudou em uma situação específica. São tantas histórias que envolvem os motoristas, que nós decidimos dar destaque a elas de uma maneira que só a arte poderia, por isso, convidamos artistas urbanos para criar esses painéis”, explica Juliana Biasi, Diretora de Branding da 99.

A ação faz parte da campanha institucional “Se cuida, vai de 99”, que apresenta o novo posicionamento da marca de cuidado para a sociedade, e traz uma série de pinturas urbanas que retratam os rostos e as histórias de motoristas da plataforma, além de um vídeo que mostra todo o processo de pintura. “Para retratar os motoristas parceiros da 99, utilizamos um recurso que, assim como eles, faz parte do cotidiano urbano e, muitas vezes, torna nossas cidades mais interessantes: a Street Art”, complementa Marcos Medeiros, sócio e CCO da agência.

Além da pintura, as peças também exibem o nome, um breve perfil e uma pequena história dos profissionais – algo que tenha sido determinante para escolherem a parceria com a 99.

Em Porto Alegre, Salvador e São Paulo, as obras ficam nos arredores das comunidades onde vivem os motoristas parceiros retratados. Em Goiânia, Florianópolis, Belo Horizonte e Manaus, as artes podem ser vistas em muros e painéis em pontos movimentados das cidades. Como o escritório do motorista de aplicativo é nas ruas, fazer essa exibição nesse ambiente permite que eles e passageiros tenham a chance de apreciar os painéis. É mais uma maneira de aproximá-los dos passageiros e moradores locais.

A homenagem se estenderá às redes sociais da 99, bem como por meio de seu aplicativo, tendo o potencial de alcançar cerca de 20 milhões de passageiros e mais de 750 mil motoristas parceiros, em todo o Brasil.

Os vídeos e imagens dos painéis podem ser acessados neste link .

A realização da Mostra foi feita pela 99 e, para a curadoria e produção dos painéis, contou com o Instagrafite, A realização da Mostra foi feita pela 99 e, para a curadoria e produção dos painéis, contou com o Instagrafite, que atua há nove anos no ramo da arte pública, criando e produzindo projetos que conectam marcas ou causas com pessoas pela arte e tecnologia. Além disso, teve o apoio da Outdoor Social, pioneira no trabalho de mídia externa nas comunidades com artistas locais, que ainda remunera financeiramente os proprietários dos muros e paredes que utiliza.
Não é a primeira vez que a 99 celebra a história de seus motoristas parceiros. Durante o Mês da Mobilidade de 2020, em setembro, a empresa lançou a mostra virtual “Pessoas e Cidades, Histórias em Movimento”, em parceria com o Museu da Pessoa, em que motoristas e passageiros relatam suas próprias histórias em vídeoarte, que podem ser acessadas no site do museu (https://museudapessoa.org/exposicoes/historias-em-movimento-99).

Segurança
A homenagem aos motoristas se soma à preocupação da 99 com a segurança de seus parceiros e passageiros, levando uma mensagem de respeito. Em dezembro último, a empresa lançou o Guia da Comunidade 99, um manual produzido em parceria com o Instituto Ethos, referência na atuação em responsabilidade social empresarial no país. O Guia conta com capítulos sobre o combate à discriminação de mulheres, negros, comunidade LGBTI+, dentre outros grupos minorizados. O objetivo da iniciativa é promover mais respeito e diversidade aos mais de 20 milhões de passageiras, passageiros e motoristas parceiros do aplicativo. O material pode ser visto na íntegra aqui: https://www.guiadacomunidade99.com.br/inicio/

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS