Goianos arrecadam R$ 150 mil para educação de jovens de baixa renda

Juliana Carnevalli

Campanha de financiamento coletivo do instituto Ser Tão Grande inova na forma de engajar doadores no apoio à educação de jovens

O Instituto Ser Tão Grande (ISTG), entidade privada sem fins lucrativos formada por goianos, arrecadou R$ 150 mil em doações para investir na educação de jovens de baixa renda. O valor é resultado de uma campanha de financiamento coletivo, que, graças a um formato inovador, conseguir captar recursos, mesmo num cenário econômico adverso causado pela pandemia. Durante um mês, os voluntários do instituto se dividiram em times de captação e, com suas redes de contatos, envolveram cerca de 200 doadores.

Graças aos recursos arrecadados, o ISTG poderá expandir sua atuação e transformar a vida de mais jovens. O objetivo do instituto é conectar pessoas que querem investir em educação, estudantes de alto potencial acadêmico e instituições de ensino de excelência para gerar oportunidades e transformar vidas

Sete estudantes, que foram selecionados no processo de 2019, já fazem parte do programa e têm acesso a bolsa educacional multidisciplinar durante todo o ensino médio, além de inserção em programas de desenvolvimento pessoal e orientação profissional até o ingresso na universidade. As inscrições do segundo processo seletivo 2020 estão abertas e seguem até o dia 27 de setembro.

Inscrição

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.institutosertaogrande.org. Podem participar da seleção alunos do 9º ano que estudem em escolas públicas de Goiás (capital ou interior), sejam de baixa renda, tenham idade entre 12 e 15 anos, apresentem alta performance escolar e vontade de contribuir para um mundo melhor.

Como será feita a seleção?

O processo seletivo tem cinco etapas. Há critérios de desempenho acadêmico, socioeconômico e de habilidades socioemocionais. O estudante precisa cadastrar-se no site e passar por teste on-line (11/10), entrevista on-line (25/10), prova presencial (14/11) e entrevista presencial, juntamente com a família (12/12)

Atuação

O instituto tem duas frentes de atuação: o acesso ao ensino médio nas melhores escolas particulares de Goiânia por meio de bolsas integrais ou, para aqueles alunos que queiram continuar na escola pública, o financiamento de cursos de reforço no contraturno. Todos os estudantes terão acesso a aulas de inglês e específica de redação. Os jovens Ser Tão Grande contam com uma rede de mentoria formada por profissionais expoentes em suas carreiras e pessoas com experiências em universidades de referência mundial, como Harvard e Columbia.

O Instituto

O Instituto Ser Tão Grande, entidade privada sem fins lucrativos, nasceu da ideia de dois jovens goianos que acreditam haver muitos talentos e potencialidades que estão se perdendo pelo caminho por falta de oportunidade.

A iniciativa é financiada por doadores que, por acreditarem no poder transformador da educação, querem investir em jovens talentos. O valor arrecadado é 100% revertido em financiamento de estudo para os alunos selecionados. Mais do que proporcionar um ensino de qualidade, o Ser Tão Grande busca desenvolver potencialidades.

Os idealizadores

Ismael Cavalcante é administrador de empresas pela FGV de São Paulo. Trabalhou 3 anos no Banco Santander. Trabalha com educação há 6 anos, tendo passado pelo Instituto Ayrton Senna e pela Somos Educação, maior empresa de educação básica do Brasil. Daniel Mortoni é graduado em Administração pela USP e atua no mercado financeiro.

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS