A sétima edição do Encontro da Literatura Infantil recebe a escritora e ilustradora Polly Duarte, no dia 12. (créditos: Carlos Catini)

Larissa Mundim / zeroum comunicação

Com mais de 80 mil acessos na web, entre junho e outubro, as atividades do projeto Pra Ler o Mundo se encerram em dezembro com show do Grupo Último Tipo, oficinas, brincadeiras musicais. Na edição final do Encontro com a Literatura Infantil, a convidada é a ilustradora e escritora Polly Duarte. Realizado pela Cia. ju cata-histórias, com apoio do Fundo de Arte e Cultura, o projeto Pra Ler o Mundo se dedicada a estimular a leitura por meio de linguagens artísticas diversas.

“Música Animada” é o show que será apresentado pelo Grupo Último Tipo, o dia 5 de dezembro (sábado), às 16 horas, nos canais @praleromundo no Facebook, Instagram e Youtube. Bichos, gente grande, gente pequena e assombrações reunidos em uma festa só. A banda que se tornou bastante popular ainda nos anos 1990, mistura linguagens pra contar histórias com ritmos variados, divertidos e brincantes da música brasileira.

Dentre as canções do repertório do próprio grupo estão: “Libélula”, “Sucurí” e “História da Gralha Azul” do Álbum “O Treco da Pata Choca”. Para este show, o Último Tipo também traz cover de canções como: “A Galinha Cocouá” que, na década de 1980 ficou conhecida na voz do grupo Balão Mágico. Tem também os poemas musicados “Raspa Tacho” (de João Proteti), “Ritmo” (de Mário Quintana), “Ponta de Areia” (de Milton Nascimento e Fernando Brant).

O Pra Ler o Mundo propõe, nos dias 6 e 13 de dezembro às 11 horas, uma aula de Yoga para pais e filhos, com a instrutora Fernanda Araújo. Em sala virtual, ela apresenta práticas iniciantes que estimulam a atenção plena para crianças de 5 a 11 anos. Além de promover um momento entre pais e filhos, a aula tem o objetivo de “despertar consciência corporal e respiratória, concentração mental e relaxamento de forma lúdica para que as crianças se sintam mais confiantes de si e tranquilas diante dos desafios da vida”. Link de acesso à sala virtual: https://us02web.zoom.us/j/84204793135

Para quem gosta de ouvir histórias, a Cia. ju cata-histórias conta contos de suspense e mistérios que podem provocar tanto medo quando o riso. Os atores Juliana Mado e Vinícius Bolivar, apresentam “Assombra e arrepia”, no dia 8 de dezembro (terça), às 14 horas, em sala virtual, com tradução para LIBRAS. São causos e enigmas que se perpetuam pelas culturas tradicionais, acompanhados de trilha sonora, músicas e animação de objetos. Link de acesso à sala virtual: https://us02web.zoom.us/j/88157182465

Já no dia 10 de dezembro (quinta), o Pra Ler o Mundo preparou duas oficinas para crianças criativas. A arte educadora Greice Aguiar, às 10 horas, conduz a Oficina de Ilustração, pela seguinte sala virtual: https://us02web.zoom.us/j/82025047429 . Nesta atividade, os participantes serão convidados a criar uma ilustração para uma história contada pela instrutora, com materiais improvisados e desenvolver de forma criativa um desenho que pode ir muito além do papel.

Também na quinta, Brincadeiras Musicais é a oficina ministrada pela arte educadora Ingrid Gomes, às 14 horas, em sala virtual. Nesta atividade, ela busca resgatar os brinquedos cantados e cantigas de roda na cultura infantil para ampliar o repertório brincante das crianças, bem como o repertório de gestos, movimentos e canções. A proposta é aguçar a criatividade e as potencialidades imagéticas, cognitivas e motoras através do brincar. Ingrid Gomes é criadora do método Dança da Alma.

Encontro da Literatura Infantil

A sétima edição do Encontro da Literatura Infantil recebe a escritora e ilustradora Polly Duarte, no dia 12 de dezembro (sábado), às 16 horas, ao vivo no Facebook. Conversando com as crianças, ela apresenta o universo criativo das histórias e das ilustrações antes da produção do livro. Para interagir com seu público, ela também lança um desafio de reconhecimento de imagens a partir de retalhos de papel colorido, como um exercício de identificar formas na observação das nuvens.

Polly Duarte é formada em Artes Visuais/Design Gráfico pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Artes Visuais – Cultura e Criação pelo Senac-GO. Foi ilustradora no jornal O Popular, em Goiânia, e em vários outros meios de comunicação e obras literárias; lecionou ilustração na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); conquistou alguns prêmios, entre eles podemos citar alguns: o The Society for News Design – em Nova Iorque, finalista no concurso de ilustração da Folha de São Paulo e também o livro “As onças de Krumaré, ilustrado por ela foi selecionado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente, trabalha como ilustradora para diversos clientes como autores, editoras, revistas, publicidade e também para seus próprios livros, como os já publicados Amoreco Marreco e o A Vila Quem Quer. Também é professora no Itego em Artes Basileu França, onde leciona o curso de Ilustração Literária e disciplinas do Técnico em Artes Visuais. Participa de eventos culturais voltados para a promoção da cultura como exposições, palestras e oficinas para pessoas de todas as idades, em especial, para as crianças.

A atividade derradeira do Pra Ler o Mundo é a narração da história “Do continente irmão que formou a nossa gente”, com estreia no dia 19 de dezembro (sábado), nos canais @praleromundo no Facebook, Instagram e Youtube, com Juliana Mado e Vinícius Bolivar, que integram o elenco da Cia. ju cata-histórias. Na cosmologia africana, o universo é pensado como um todo integrado, a concepção de tempo privilegia o passado, valorizando a ancestralidade. Transitando por este universo, a narração e percussão da Cia. ju cata-histórias dão vida aos heróis, reis e rainhas da mitologia Yorubá, com suas histórias fantásticas. Nesta performance, todas as histórias são adaptações a partir dos livros “Ifá, o adivinho” e “Os príncipes do destino”, de Reginaldo Prandi.

Mais info: www.praleromundo.com.