HDT promove palestra para alertar sobre combate contra Tuberculose

A data 24 de março é marcada no calendário da saúde como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença curável e evitável, mas que ainda é responsável pela morte de 4,7 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados do Fundo Global Tuberculose Brasil. Para alertar sobre a Tuberculose, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES-GO – Governo de Goiás -, por meio de sua Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), promove no dia 23 de março (sexta-feira), às 8h30, no auditório da unidade, uma palestra sobre o tema, ministrada pelo infectologista João Alves. O evento é aberto ao público em geral.

No HDT, o Serviço de Controle da Tuberculose presta assistência hospitalar e ambulatorial aos pacientes e acompanhantes, trabalhando em conjunto com o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) do Município e do Estado.  De acordo com os dados do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) da unidade, de 2013 a 2017, foram notificados 1040 casos da doença no HDT. A incidência maior foram nos anos de 2013 e 2017, ambos com 230 casos.

Sobre a doença:

Transmitida pelo bacilo de Koch – o Mycobacterium tuberculosis,  a Tuberculose é uma das doenças infectocontagiosas que mais mata no país. O contágio se dá por via aérea e a bactéria consegue sobreviver por até 24 horas suspensa no ar. Os principais sintomas da doença são tosse por mais de duas semanas, febre, produção de catarro, cansaço, dor no peito e falta de apetite. (HDT Comunicação)

Tags:

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

POSTS RELACIONADOS